12.8 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Abril 19, 2021
No menu items!
Início Sem Categoria Eleitas as Escolas e deputados que representam Castelo Branco na Sessão Nacional

Eleitas as Escolas e deputados que representam Castelo Branco na Sessão Nacional

Parlamento dos Jovens / Secundário

A Sessão Distrital do Ensino Secundário do Programa Parlamento dos Jovens de Castelo Branco, realizou-se, no dia 13 de março, e teve lugar no Auditório dos Serviços Desconcentrados do Instituto Português do Desporto e Juventude de Castelo Branco.
A sessão deu a conhecer a lista de jovens deputados que representarão o Círculo Eleitoral de Castelo Branco na Sessão Nacional, a realizar na Assembleia da República, Lisboa, nos dias 14 e 15 de maio de 2018.
A mesa da sessão de abertura contou com a presença do deputado da Assembleia da República, João Marques, em representação dos Serviços da Direção Regional de Educação do Centro, Conceição Santos, a representante da Câmara Municipal de Castelo Branco, Maria José Batista, a Diretora Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, Catarina Durão, e da jovem presidente da Sessão, Mariana Caetano, da Escola Secundária Amato Lusitano, de Castelo Branco.
Na sessão, cujo tema foi “Igualdade de Género – Um debate para tod@s”, estiveram presentes 15 escolas (45 deputados efetivos e 15 suplentes), tendo sido eleitos para representarem o Círculo de Castelo Branco na Sessão Nacional, as seguintes escolas e respetivos deputados e deputadas:

  • Escola Secundária Campos de Melo, da Covilhã
    • Deputados:  André Robalo | João Bernardo
  • Escola Secundária Amato Lusitano, de Castelo Branco
    • Deputados:  João Patrício | Beatriz Santos
  • Escola Secundária do Fundão
    • Deputados:  Pedro Caniço | João Silveira

A Escola Secundária Nuno Álvares, de Castelo Branco e a Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, de Belmonte foram eleitas como suplentes.
Foi, ainda, eleito como porta-voz do círculo eleitoral o deputado Pedro Caniço, da Escola Secundária do Fundão.
O Projeto de Recomendação mais votado, sobre o qual recaiu a discussão na especialidade, foi o da Escola Secundária do Fundão.
O tema proposto em nome do Círculo de Castelo Branco à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo foi: “Homofobia e Transfobia”.
No Distrito de Castelo Branco o Programa Parlamento dos Jovens envolveu em todas as suas fases 16 escolas, 320 alunos, 4.460 eleitores inscritos,   2.308 votantes, 32 listas e 79 turmas.
A mesa que conduziu a sessão distrital foi constituída pela presidente, Mariana Caetano, da Escola Secundária Amato Lusitano, de Castelo Branco, pela Vice-Presidente, Sofia Pinto, da Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, de Belmonte e por Joana Silva, da Escola Secundária da Sertã, que foi a Secretária.
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.
A Assembleia da República, através da Equipa Parlamento dos Jovens, assegura a coordenação geral da execução do programa, em parceria com outras entidades, entre as quais o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
O Parlamento do Jovens tem por objectivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de atualidade.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: