16.7 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Agosto 12, 2020
No menu items!
Início Internacional António Costa e Mário Centeno hoje no Conselho Europeu, Rui Rio em...

António Costa e Mário Centeno hoje no Conselho Europeu, Rui Rio em reunião do PPE

Foto: MANUEL ARAÚJOOs líderes europeus, entre os quais o primeiro-ministro português, António Costa, reúnem-se entre hoje e sexta-feira, em Bruxelas, na chamada “cimeira da primavera”, na qual participará também, como convidado, o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno.
Em Bruxelas encontra-se também o líder do PSD, Rui Rio, que se “estreia” em reuniões do Partido Popular Europeu (PPE), na tradicional mini-cimeira da maior família política europeia, preparatória dos Conselhos Europeus.
Tradicionalmente dedicada a assuntos económicos, a “cimeira da primavera” abordará este ano diversos outros temas, entre os quais o envenenamento do ex-espião russo Sergueï Skripal, e contempla ainda reuniões noutros dois formatos: uma a 27, já sem a primeira-ministra britânica, Theresa May, para fazer um ponto da situação sobre as negociações para o ‘Brexit’, e outra a 19, os Estados-membros da zona euro, em nova “cimeira do euro” para prosseguir o debate sobre o aprofundamento da União Económica e Monetária.
De acordo com a agenda dos trabalhos e a carta-convite enviada pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, aos 28 chefes de Estado e de Governo, os trabalhos começarão com uma discussão sobre o comércio, designadamente a ameaça de uma “guerra comercial” à luz do anúncio da imposição de taxas sobre as importações de aço e alumínio pelos Estados Unidos
Na sessão da tarde, os líderes europeus dedicar-se-ão, então, a assuntos económicos, abordando questões como o mercado único, o semestre europeu de coordenação de políticas e orçamentais na União Europeia (UE) e impostos, e o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, estrear-se-á em Conselho Europeus, tendo sido convidado para dar conta dos trabalhos em curso ao nível do fórum de ministros das Finanças da zona euro em torno da união bancária.
À noite, haverá discussões sobre política externa, tendo Donald Tusk indicado na carta-convite que o envenenamento de Sergueï Skripal fará parte da agenda da cimeira. O presidente do Conselho Europeu disse esperar uma posição que vá além da manifestação de solidariedade para com o Reino Unido, uma vez que este incidente constitui um desafio para a segurança partilhada da União.
Para sexta-feira ficam reservadas, então, as discussões sobre a saída do Reino Unido da UE, a 27, e sobre o desenvolvimento a longo prazo da União Económica e Monetária, a 19, voltando Mário Centeno a intervir nesta última discussão.
Por seu turno, Rui Rio, naquela que é a sua primeiro deslocação internacional desde que preside ao PSD, iniciada na quarta-feira com um jantar com todos os eurodeputados sociais-democratas, participa ao final da manhã na reunião do PPE, onde terá oportunidade de encontrar, entre outros, os presidentes das três principais instituições europeias, todos eles pertencentes a esta família – Jean-Claude Juncker (Comissão Europeia), Donald Tusk (Conselho Europeu) e Antonio Tajani (Parlamento Europeu) -, e nove chefes de Estado e de Governo da UE membros do Partido Popular Europeu, entre os quais a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy.
*Lusa / Foto: Manuel Araújo / Lusa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Governo prepara orientações para setor “muito complexo” dos eventos

O Ministério da Economia já tem uma proposta de orientações para o funcionamento do setor dos eventos que é “muito complexo” dado...

Bruno Fialho marca presença na manifestação da APSTE

“A Sra. Ministra da Cultura tem mostrado uma inqualificável insensibilidade para resolver os problemas destas pessoas. Há meses que lhe foi...

Conhece a lista de descontos em Castelo Branco no Dia Internacional da Juventude

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e com a Federação Nacional...

Condicionamento de trânsito na Vila da Sertã

De 12 a 15 de agosto, o trânsito automóvel estará sujeito a condicionamento na Rua da Beira Baixa, na Vila da Sertã.

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: