17.2 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 30, 2020
No menu items!
Início Cultura Investigadora da UC vence prémio mundial de fotografia

Investigadora da UC vence prémio mundial de fotografia

Filipa Bessa, investigadora do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), venceu o concurso mundial de fotografia da Campanha CleanSeas, na categoria macro, promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UN Environment).
A fotografia vencedora, intitulada “SeaPlasticSalt”, pretende alertar para a contaminação por microplásticos (fibras sintéticas) de todos os recursos aquáticos e foi produzida no âmbito do projeto de pós-doutoramento que a investigadora está a realizar no MARE sobre a ocorrência de microplásticos nos ambientes marinhos e costeiros e os seus efeitos no biota.
Neste estudo, “iremos avaliar a presença de microplásticos nos habitats costeiros (águas e sedimentos do estuário do Mondego, praias) e os seus efeitos em espécies aquáticas”, adianta a investigadora.

Sea Plastic Salt_de Filipa Bessa

Sobre o prémio, Filipa Bessa afirma que “enquanto investigadora na área da avaliação da contaminação por plásticos dos recursos aquáticos, pretendo de forma ativa sensibilizar e envolver os vários atores da sociedade na mudança de comportamentos que viabilize a redução da emissão de plásticos nos nossos oceanos”.
Por isso, o galardão agora obtido “permitiu-me participar num encontro mundial sobre esta temática, integrar ativamente as iniciativas mundiais e contribuir para que a Campanha CleanSeas se estabeleça em Portugal”.
A Campanha CleanSeas, promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, visa promover a sensibilização para a problemática do lixo marinho e dos plásticos nos oceanos, através de várias iniciativas (em vários idiomas), como ações de sensibilização, programas de educação ambiental, cursos online e concursos mundiais.
Neste âmbito, “o ‘Clean Seas Photo Challenge’ pretende, através da fotografia, ser um veículo adicional para a sensibilização desta temática e é um dos tópicos prioritários das Nações Unidas”, esclarece Filipa Bessa.
Além de ter permitido a participação da investigadora na 6ª conferência internacional de lixo marinho (com viagem, estadia e inscrição pagas), que decorreu em San Diego (6IMDC), Estados Unidos da América, o prémio traduz-se também na possibilidade de Filipa Bessa “integrar o Grupo Mundial da Campanha CleanSeas e participar nas discussões de trabalho, de modo a criar sinergias entre investigadores e instituições nacionais que promovam a investigação e integração de entidades interessadas na busca de soluções para a problemática em questão. Permitiu, também, colocar o MARE e a UC na vanguarda da promoção desta temática”.
A fotografia vencedora irá integrar várias iniciativas e exposições temáticas da Campanha CleanSeas. Para já encontra- se publicada: aqui.
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Santa Clara – Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo Santa Clara – Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga de futebol, vai ter uma assistência de 1.000 pessoas,...

Museu de Arte e Arquitetura gratuito no fim de semana e feriado pelo 4.º aniversário

Visitas guiadas a exposições, música, teatro, conversas e oficinas compõem a programação dos três dias de celebrações do 4.º aniversário do Museu...

João Morgado vence 13.ª edição do Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca com a obra “Contos de Macau”

Câmara Municipal de Santiago do Cacém  Já é conhecida a obra vencedora da 13.ª Edição do Prémio Nacional...

Escolas Doutorais, pandemia e orçamento estiveram em discussão no Conselho Geral da UC

O orçamento da Universidade de Coimbra (UC) e dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), o impacto da pandemia...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: