20.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioRegional“Troque resíduos por plantas” em Proença-a-Nova entregou 305 plantas

“Troque resíduos por plantas” em Proença-a-Nova entregou 305 plantas

“Troque resíduos por plantas” foi uma das iniciativas comemorativas do Dia Internacional das Florestas e Dia da Árvore, assinalado no passado, 21 de março.
Esta ação aconteceu no Viveiro Municipal onde foram entregues no total 305 plantas em troca de 4002 pilhas e baterias, 716 toner/tinteiros e 37 carregadores que irão ser entregues à Escola Pedro da Fonseca, para o projeto Eco Escola.
O Viveiro Municipal recebeu 22 crianças da creche “A Carochinha” de Sobreira Formosa, 128 crianças da creche e jardim de infância “O Cortiço” de Proença-a-Nova, o Lar do Montinho e 15 munícipes em nome individual.
No Ano Municipal da Floresta privilegiaram-se as árvores autóctones como plantas de oferta para incentivo à reflorestação de uma nova floresta mais resistente e geradora de biodiversidade.
Assim, ao nível das árvores foram entregues: 109 Carvalhos (Quercus robur); 74 Sobreiros (Quercus suber), 17 Pinheiros mansos (Pinus pinea).
Em termos de arbustos, o Medronheiro (Arbutus unedo) foi a espécie mais procurada (32).
De referir que, ao todo, foram entregues 100 arbustos, 200 árvores e 5 herbáceas.
O mote para a iniciativa centrou-se na necessidade de reciclar e proteger o solo de elementos suscetíveis de o contaminar e, com isso, também o ambiente ao nosso redor. Foi ainda assinalada a importância da árvore para a sustentabilidade do planeta com uma ação de sensibilização para os pequenos e graúdos que o visitaram neste dia, tendo sido entregue a todas as crianças um folheto sobre as valências da árvore, com desenhos para pintar.
“Uma aldeia, uma árvore – de sol a sol”, que decorreu nas localidades do concelho, os “Contos da “Floresta e “Artes com Floresta”, no Centro Ciência Viva da Floresta, foram outras das ações comemorativas do dia 21 de março.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading