23.3 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 1, 2020
No menu items!
Início Regional “Troque resíduos por plantas” em Proença-a-Nova entregou 305 plantas

“Troque resíduos por plantas” em Proença-a-Nova entregou 305 plantas

“Troque resíduos por plantas” foi uma das iniciativas comemorativas do Dia Internacional das Florestas e Dia da Árvore, assinalado no passado, 21 de março.
Esta ação aconteceu no Viveiro Municipal onde foram entregues no total 305 plantas em troca de 4002 pilhas e baterias, 716 toner/tinteiros e 37 carregadores que irão ser entregues à Escola Pedro da Fonseca, para o projeto Eco Escola.
O Viveiro Municipal recebeu 22 crianças da creche “A Carochinha” de Sobreira Formosa, 128 crianças da creche e jardim de infância “O Cortiço” de Proença-a-Nova, o Lar do Montinho e 15 munícipes em nome individual.
No Ano Municipal da Floresta privilegiaram-se as árvores autóctones como plantas de oferta para incentivo à reflorestação de uma nova floresta mais resistente e geradora de biodiversidade.
Assim, ao nível das árvores foram entregues: 109 Carvalhos (Quercus robur); 74 Sobreiros (Quercus suber), 17 Pinheiros mansos (Pinus pinea).
Em termos de arbustos, o Medronheiro (Arbutus unedo) foi a espécie mais procurada (32).
De referir que, ao todo, foram entregues 100 arbustos, 200 árvores e 5 herbáceas.
O mote para a iniciativa centrou-se na necessidade de reciclar e proteger o solo de elementos suscetíveis de o contaminar e, com isso, também o ambiente ao nosso redor. Foi ainda assinalada a importância da árvore para a sustentabilidade do planeta com uma ação de sensibilização para os pequenos e graúdos que o visitaram neste dia, tendo sido entregue a todas as crianças um folheto sobre as valências da árvore, com desenhos para pintar.
“Uma aldeia, uma árvore – de sol a sol”, que decorreu nas localidades do concelho, os “Contos da “Floresta e “Artes com Floresta”, no Centro Ciência Viva da Floresta, foram outras das ações comemorativas do dia 21 de março.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Projeto quer gerar 800 empregos na música, teatro e literatura nos PALOP e Timor

O Instituto Camões escolheu o Dia da Música para apresentar hoje um “projeto inédito” que pretende criar 800 novos empregos nas áreas...

Cristina Rodrigues faz «Tavessia» de Madrid para Castelo Branco

Tem curadoria do espanhol Mateo Feijóo e estará patente no CCCCB - Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco de 10...

Oleiros distinguido com Selo de Comunidade Pró-Envelhecimento

O Município de Oleiros foi premiado com o “Selo Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/21”, uma iniciativa que distingue as comunidades portuguesas cujas políticas, programas,...

Câmara de Idanha-a-Nova assume a gestão da Estação Arqueológica de Idanha-a-Velha

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e o Governo formalizaram a transferência para a autarquia de competências de gestão, valorização e conservação da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: