23.3 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 1, 2020
No menu items!
Início Nacional Chuva "salva" campanha de regadio no perímetro da Vigia, no Alentejo

Chuva "salva" campanha de regadio no perímetro da Vigia, no Alentejo

Os agricultores do perímetro de rega da Vigia, no Alentejo, uma das albufeiras mais afetadas pela seca, já vão poder semear culturas de primavera/verão, graças à chuva deste mês que aumentou os níveis da barragem.
“A perspetiva ainda não é de uma campanha de regadio a 100%”, porque vai ter “cerca de 30% de limitações”, mas “o panorama já é mais animador”, disse hoje à agência Lusa Luís Bulhão Martins, responsável da associação de beneficiários da Obra da Vigia, no concelho de Redondo, distrito de Évora.
Em fevereiro, lembrou, “a perspetiva” dos cerca de 100 agricultores deste perímetro de rega para as culturas de primavera/verão “era assustadora”, devido ao reduzido nível de água armazenado na albufeira da Vigia, que se encontrava a 13% da sua capacidade, mas a chuva que caiu este mês veio “salvar a situação”.
Na altura, Luís Bulhão Martins admitiu à Lusa que as culturas de primavera/verão, como o milho ou o tomate, poderiam não vir a ser semeadas, devido à seca e à falta de água.
“Vamos aconselhar vivamente os agricultores a não as fazerem porque as possibilidades de haver água para elas são muitíssimo escassas”, disse, a 21 de fevereiro, o responsável pela associação de beneficiários, prevendo “seríssimos problemas”, caso não houvesse “uma mudança climática expressiva”.
Agora, com as chuvadas deste mês, congratulou-se hoje Luís Bulhão Martins, a barragem armazena já “sete milhões de metros cúbicos”, o que equivale a “43%” da capacidade total, que ronda os 17 milhões de metros cúbicos de água.
A campanha de regadio vai, pois, avançar, mas, por enquanto, “com os 30% de limitações”, frisou.
Os agricultores, precisou, têm duas opções: “Ou reduzem em cerca de 30% a sua área máxima de regadio ou limitam em 30% as quantidades de água para regar, é este o quadro atual”.
Segundo Bulhão Martins, esta situação da barragem, que serve para a rega agrícola e para o abastecimento público do concelho de Redondo, ainda pode vir a melhorar, caso chova durante a Páscoa.
“Uma precipitação como [a que] se prevê para o final da semana” e para “o domingo de Páscoa” pode vir a “melhorar este panorama, que ainda é limitativo”, admitiu.
As terras localizadas junto da albufeira, continuou, “estão cheias de água”, pelo que, se vier nova chuva, vai escorrer “para a barragem numa percentagem apreciável” e facilitar o armazenamento de “mais um ou dois milhões de metros cúbicos”.
“É o que nos falta, cerca de 1,5 milhões de metros cúbicos” e aí os agricultores já poderão fazer “uma campanha de rega com normalidade”, assinalou.
O abastecimento público a partir da Vigia “está garantido”, graças à ligação desta albufeira ao sistema do Alqueva, que injeta “100 litros de água por segundo” durante 24 horas por dia, disse à Lusa, em fevereiro, o presidente da Câmara de Redondo, António Recto.
*Lusa / Foto: Nuno Veiga / Lusa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Portugal com mais seis mortos e 854 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 854 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o...

Refeições pagas, mas não entregues geram quase 2000 queixas

Uma análise realizada pelo Portal da Queixa indica que o número de reclamações dirigido aos serviços de entrega de refeições e alimentos...

Bloco de Esquerda condena metodologia da eleição para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento

No próximo dia 13 de outubro vão-se realizar as eleições indiretas para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

PIICIE do Município de Penamacor distribui material escolar

O PIICIE do Município de Penamacor distribuiu, a todos os alunos que frequentam o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches e Infantário Nossa...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: