22.8 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 29, 2020
No menu items!
Início Cultura Eira, moinho e forno comunitário em destaque no ateliê “O Ciclo do...

Eira, moinho e forno comunitário em destaque no ateliê “O Ciclo do Pão” em Sobral Fernando

O convite é por as mãos na massa, misturar todos os ingredientes com afinco, deixar levedar, acender o forno a lenha, tender o pão, pô-lo a cozer e, no fim, provar o resultado da experiência.
Será assim no próximo dia 7 de abril, na localidade de Sobral Fernando, durante a atividade “O Ciclo do Pão”, atelier de cultura e gastronomia do projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia. Neste dia assinala-se também o Dia Nacional dos Moinhos.
A partir das 14h30, os participantes irão descobrir como se faz um pão caseiro com sabor a Beira Baixa.
Enquanto a massa levedar, serão visitados pontos fundamentais deste ciclo do pão, nomeadamente a eira, o moinho junto à Ribeira da Fróia e, a concluir, o forno comunitário.
O passeio terá ainda uma paragem no Rio Ocreza, no local onde há algumas décadas se apanhava a barca para a outra margem, devido à inexistência de ponte com o vizinho concelho de Vila Velha de Ródão.
Na altura das ceifas, eram muitos os homens da Beira – conhecidos como os ratinhos – que se deslocavam para o Alentejo onde ficavam largas semanas a ceifar.
Também essas memórias serão evocadas por quem viveu a experiência.
O Grupo de Teatro Váatão associa-se a este evento e realizará alguns apontamentos sobre este tema.
As inscrições, gratuitas e limitadas a 40 participantes, podem ser feitas diretamente no Porto de Turismo ou pelo email postodeturismo@cm-proencanova.pt.
No dia 14 e 15 de abril realizam-se duas outras iniciativas do projeto Beira Baixa Cultural: no dia 14 será o atelier do queijo, em que os participantes serão convidados a fazer queijo, ficando a conhecer o processo de transformação do leite.
Numa segunda etapa, será feita a harmonização de queijos com outros produtos, por exemplo o vinho ou as compotas.
Esta iniciativa realiza-se às 16h00, no Parque Urbano Comendador João Martins, integrada no Festival Gastronómico Adega Típica, não sendo necessária inscrição prévia.
No domingo, 15 de abril, decorrerá uma visita encenada às Antas / Mamoas de Moita, com a presença do grupo Vivarte, de forma a promover o património e a história do concelho. Inscrições a decorrer no Posto de Turismo.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Presidente do Município reconhece apoio das farmácias à comunidade durante a pandemia

O Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge, visitou esta sexta-feira, a Farmácia Xavier Gomes, no Orvalho.

Investigador da UC distinguido com prémio internacional

João Peça, investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), foi distinguido com o “IBRO 2020 Early...

Ponto de Vista… por António Justo

Ursula von der Leyen, a Presidente da União Europeia, médica, mãe de sete filhos, que para proteger as gravidezes não bebia álcool...

Covid-19: Associação quer profissionais de cuidados paliativos nas equipas multidisciplinares

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos defende que os profissionais desta área devem estar mais presentes nas equipas que assistem doentes com...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: