13.9 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Março 3, 2021
No menu items!
Início Cultura Eira, moinho e forno comunitário em destaque no ateliê “O Ciclo do...

Eira, moinho e forno comunitário em destaque no ateliê “O Ciclo do Pão” em Sobral Fernando

O convite é por as mãos na massa, misturar todos os ingredientes com afinco, deixar levedar, acender o forno a lenha, tender o pão, pô-lo a cozer e, no fim, provar o resultado da experiência.
Será assim no próximo dia 7 de abril, na localidade de Sobral Fernando, durante a atividade “O Ciclo do Pão”, atelier de cultura e gastronomia do projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia. Neste dia assinala-se também o Dia Nacional dos Moinhos.
A partir das 14h30, os participantes irão descobrir como se faz um pão caseiro com sabor a Beira Baixa.
Enquanto a massa levedar, serão visitados pontos fundamentais deste ciclo do pão, nomeadamente a eira, o moinho junto à Ribeira da Fróia e, a concluir, o forno comunitário.
O passeio terá ainda uma paragem no Rio Ocreza, no local onde há algumas décadas se apanhava a barca para a outra margem, devido à inexistência de ponte com o vizinho concelho de Vila Velha de Ródão.
Na altura das ceifas, eram muitos os homens da Beira – conhecidos como os ratinhos – que se deslocavam para o Alentejo onde ficavam largas semanas a ceifar.
Também essas memórias serão evocadas por quem viveu a experiência.
O Grupo de Teatro Váatão associa-se a este evento e realizará alguns apontamentos sobre este tema.
As inscrições, gratuitas e limitadas a 40 participantes, podem ser feitas diretamente no Porto de Turismo ou pelo email postodeturismo@cm-proencanova.pt.
No dia 14 e 15 de abril realizam-se duas outras iniciativas do projeto Beira Baixa Cultural: no dia 14 será o atelier do queijo, em que os participantes serão convidados a fazer queijo, ficando a conhecer o processo de transformação do leite.
Numa segunda etapa, será feita a harmonização de queijos com outros produtos, por exemplo o vinho ou as compotas.
Esta iniciativa realiza-se às 16h00, no Parque Urbano Comendador João Martins, integrada no Festival Gastronómico Adega Típica, não sendo necessária inscrição prévia.
No domingo, 15 de abril, decorrerá uma visita encenada às Antas / Mamoas de Moita, com a presença do grupo Vivarte, de forma a promover o património e a história do concelho. Inscrições a decorrer no Posto de Turismo.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: