14.9 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Junho 17, 2021
No menu items!
InícioCulturaRui Moreira reúne-se terça-feira com estruturas culturais "amplamente prejudicadas" no Porto

Rui Moreira reúne-se terça-feira com estruturas culturais "amplamente prejudicadas" no Porto

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, reúne-se na terça-feira, no Rivoli, com as estruturas culturais da cidade “amplamente prejudicadas pelos resultados” do Programa de Apoio Sustentado 2018-2021 da Direção-Geral das Artes, anunciou hoje a autarquia.
Segundo uma nota publicada no portal da Câmara do Porto, “em causa estão dezenas de companhias e festivais culturais que correm o risco de desaparecer”.
De acordo com os resultados provisórios do concurso, relativo ao setor do teatro, no Porto ficaram de fora deste financiamento plurianual do Estado as companhias Seiva Trupe e Teatro Experimental, o Festival Internacional de Marionetas e o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica.
Após a comunicação da decisão aos concorrentes, segue-se a fase de audiência de interessados, na Direção-Geral das Artes, durante a qual as estruturas podem reclamar dos resultados, sendo esperada a comunicação da decisão final entre o final de abril e o início de maio.
De acordo com o portal da Câmara do Porto, as decisões da Direção-Geral das Artes “estão a provocar a indignação de muitas companhias e organizações e foram já motivo de conversas entre Rui Moreira e o ministro da Cultura, na semana passada”.
A autarquia adianta que a reunião de terça-feira de Rui Moreira com agentes culturais será seguida de uma conferência de imprensa.
O CENA-STE, Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos, a Rede – Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea, a Plateia – Profissionais Artes Cénicas, e o Manifesto em Defesa da Cultura, num comunicado conjunto divulgado hoje anunciam que vão decorrer ações de protesto na próxima sexta-feira em Lisboa e no Porto, “na sequência dos resultados dos concursos de apoio às artes da DGArtes”.
“Outras ações no mesmo ou noutro dia e em mais cidades do país, poderão ser entretanto confirmadas”, acrescentam as diferentes estruturas, que marcaram já uma conferência de imprensa, na terça-feira pelas 20:30, na sede do CENA-STE, em Lisboa.
*Lusa / Foto: Manuel Fernando Araújo / Lusa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: