21.7 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Setembro 25, 2020
No menu items!
Início Cultura Rui Moreira reúne-se terça-feira com estruturas culturais "amplamente prejudicadas" no Porto

Rui Moreira reúne-se terça-feira com estruturas culturais "amplamente prejudicadas" no Porto

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, reúne-se na terça-feira, no Rivoli, com as estruturas culturais da cidade “amplamente prejudicadas pelos resultados” do Programa de Apoio Sustentado 2018-2021 da Direção-Geral das Artes, anunciou hoje a autarquia.
Segundo uma nota publicada no portal da Câmara do Porto, “em causa estão dezenas de companhias e festivais culturais que correm o risco de desaparecer”.
De acordo com os resultados provisórios do concurso, relativo ao setor do teatro, no Porto ficaram de fora deste financiamento plurianual do Estado as companhias Seiva Trupe e Teatro Experimental, o Festival Internacional de Marionetas e o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica.
Após a comunicação da decisão aos concorrentes, segue-se a fase de audiência de interessados, na Direção-Geral das Artes, durante a qual as estruturas podem reclamar dos resultados, sendo esperada a comunicação da decisão final entre o final de abril e o início de maio.
De acordo com o portal da Câmara do Porto, as decisões da Direção-Geral das Artes “estão a provocar a indignação de muitas companhias e organizações e foram já motivo de conversas entre Rui Moreira e o ministro da Cultura, na semana passada”.
A autarquia adianta que a reunião de terça-feira de Rui Moreira com agentes culturais será seguida de uma conferência de imprensa.
O CENA-STE, Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos, a Rede – Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea, a Plateia – Profissionais Artes Cénicas, e o Manifesto em Defesa da Cultura, num comunicado conjunto divulgado hoje anunciam que vão decorrer ações de protesto na próxima sexta-feira em Lisboa e no Porto, “na sequência dos resultados dos concursos de apoio às artes da DGArtes”.
“Outras ações no mesmo ou noutro dia e em mais cidades do país, poderão ser entretanto confirmadas”, acrescentam as diferentes estruturas, que marcaram já uma conferência de imprensa, na terça-feira pelas 20:30, na sede do CENA-STE, em Lisboa.
*Lusa / Foto: Manuel Fernando Araújo / Lusa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Presidente do Fórum da Energia e Clima diz que coronavírus resulta de agressão à natureza

O presidente do Fórum da Energia e Clima considerou hoje que o coronavírus se junta às centenas de doenças novas que surgiram...

Zona histórica de Castelo Branco ganha estatuto de “zona de coexistência” na Semana Europeia da Mobilidade

Ruas encerradas ao trânsito, sinalética com regras especiais de mobilidade eatividades de motivação para o uso de bicicletas.

Jornadas do Património decorrem entre hoje e domingo com mais de 800 atividades

As Jornadas Europeias do Património (JEP) realizam-se entre hoje e domingo sob o tema "Património e Educação", com mais de 800 propostas...

Retomados os transportes diários que ligam Oleiros a Castelo Branco

A ligação rodoviária entre Oleiros e Castelo Branco que foi interrompida devido à pandemia de COVID-19 e retomada parcialmente no dia 6...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: