Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Novembro 15, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

CEARTE organiza seminário internacional sobre Design e Artesanato

CEARTE organiza seminário internacional sobre Design e Artesanato
José Lagiosa

Com esta iniciativa pretende-se propiciar a troca de conhecimentos e de experiências entre designers, artesãos e gestores de programas de artesanato em países de língua portuguesa.

O Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE) e o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro organizam, amanhã 13 de março, o colóquio “design + artesanato em português”, com curadoria de Cláudia Albino e colaboração de Adélia Borges, que terá lugar no Museu de Arte Popular, em Lisboa.

Esta é uma iniciativa pioneira em Portugal, que envolve participantes de vários países de língua portuguesa, como Brasil, Cabo Verde e Moçambique, e que tem como objetivo propiciar a troca de conhecimentos e de experiências entre designers, artesãos e gestores de programas de artesanato em países de língua portuguesa, e criar novas formas de incentivar e de viabilizar a continuidade dos projetos colaborativos de design e artesanato nesses mesmos territórios.

O local de realização do evento, o Museu de Arte Popular,  vem reforçar a importância deste seminário no Ano Europeu do Património, abrindo as suas portas à celebração do valor e da diversidade do Artesanato enquanto Património Imaterial, com o objetivo de valorizar, garantir e afirmar a sua importância nos países de língua oficial portuguesa.

O programa do evento inicia com as boas-vindas do diretor do Museu de Arte Popular, Paulo Costa, e com as intervenções do presidente do Conselho de Administração do CEARTE, Paulo Teles Marques, e de Adélia Borges e Cláudia Albino, professoras do curso de Design da Universidade de Aveiro.

Seguem-se as apresentações pelas instituições impulsionadoras dos projetos, nomeadamente, o Centro Nacional de Artesanato e Design (Cabo Verde), a Fundação Aga Khan (Portugal) e o CEARTE.

O seminário será uma troca de conhecimentos e de experiências entre designers, artesãos e gestores de programas de artesanato em países de língua portuguesa

Focado na criação de sinergias entre os agentes que congregam as duas áreas, o seminário prevê momentos de partilha de experiências de artesãos (Alberto Azevedo – Projeto A2, Alexandra Guerreiro e Carina Trigueiro – Projeto S.Tile, Henriqueta Félix – Capuchinhas do Montemuro) bem como de designers portugueses e brasileiros (Helena Cardoso, Heloisa Crocco, João Nunes e Maria Ana Botelho Neves, Álbio Nascimento e Kathy Sterzig, Susana António, Bete Paes).

Haverá ainda lugar a comunicações livres, sendo o último painel dedicado ao “olhar dos investigadores”, que contará com a participação de especialistas portugueses e brasileiras, como José Alberto Nemer, Carla Paoliello, Rui Roda, Lia Krucken, entre outros.

A participação no seminário é gratuita, embora sujeita a inscrição em www.cearte.pt, ou através do telefone 239 497 200.

PROGRAMA

10h00Sessão de abertura
Paulo Costa, Diretor do Museu de Arte Popular
Paulo Teles Marques, Presidente do Conselho de Administração do CEARTE
Adélia Borges e Cláudia Albino

10h30Instituições impulsionadoras de projetos de Design e Artesanato
Irlando Ferreira, Centro Nacional de Artesanato e Design | MCIC (Cabo Verde)
Ana Cristina Mendes e João Pedro Amaral, CEARTE (Portugal)

11h15 – Intervalo

11h30Relatos de experiências de Artesãos
Alberto Azevedo, Projeto A2
Alexandra Guerreiro e Carina Trigueiro, Projeto S.Tile
Henriqueta Félix, Capuchinhas do Montemuro

12h15Relatos de experiências de Designers
Helena Cardoso
Heloisa Crocco
João Nunes e Maria Ana Botelho Neves

13h00Almoço

14h30Relatos de experiências de Designers
Álbio Nascimento e Kathi Stertzig
Susana António
Bete Paes

15h15Comunicações livres

16h15Intervalo

16h30O olhar dos investigadores
Adélia Borges
José Alberto Nemer
Carla Paoliello
Rui Roda
Lia Krucken
Cláudia Albino
18h00 Encerramento

 

 

 

Comentar