Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 16, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Diretor da FMUC distinguido no Kuwait

Diretor da FMUC distinguido no Kuwait
José Lagiosa

Duarte Nuno Vieira, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), foi homenageado pelo Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Kuwait, juntamente com John Clark, docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Glasgow (Escócia).

A homenagem decorreu durante o segundo encontro da Rede Forense MENA (Middle East and North Africa Forensic Network), no qual os dois especialistas participaram como conferencistas convidados.

Ambos os docentes têm dado uma contribuição valiosa na resolução de problemas médico-legais e forenses em muitos países destas duas regiões, no contexto dos conflitos pelos quais têm passado vários dos países que as integram. A identificação de vítimas de conflitos, a aplicação da medicina legal e das ciências forenses no âmbito de violações de direitos humanos, bem como a formação de profissionais médico-legais e forenses e de magistrados e advogados têm sido algumas das ações que desenvolveram.

Iraque, Síria, Palestina, Líbia, Líbano, Egito, Tunísia ou Sudão, são alguns dos países  onde estes dois especialistas têm tido uma intervenção regular por solicitação de entidades diversas, nomeadamente das Nações Unidas e do Comité Internacional da Cruz Vermelha.

A rede de Ciências Forenses do Médio Oriente  e Norte de África (MENA) é uma associação patrocinada pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha que visa fomentar o contacto entre profissionais da medicina legal e das ciências forenses dos países destas duas regiões do globo, promovendo o intercâmbio de experiências, o fortalecimento técnico-científico, a formação profissional, a acreditação de serviços  e, ainda, o desenvolvimento de programas académicos e de formação profissional nestas regiões.

Duarte Nuno Vieira já tinha sido distinguido anteriormente no Kuwait, pela contribuição dada na formação de profissionais deste país e de outros países do Médio Oriente.

Foto: Da esquerda para a direita: Jinh Clark, Duarte Nuno Vieira e Mohamed Elfawal

 

Comentar