Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 6, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Exposição “Olhos da Vida” na Galeria Municipal de Proença até 30 de abril

Exposição “Olhos da Vida” na Galeria Municipal de Proença até 30 de abril
José Lagiosa

A exposição “Olhos da Vida… Quatro Anos Depois”, com pinturas de Luísa Maria Cordeiro Rodrigues Tomé, foi inaugurada este sábado, 3 de março, na Galeria Municipal de Proença-a-Nova.

A cerimónia contou com a presença de familiares e amigos da artista, que faleceu em 2013, e ainda de representantes da MagnaLingue, associação que promoveu a exposição, e o vice-presidente da autarquia.

João Manso referiu que esta era uma justa homenagem a uma artista que sempre se relacionou com o concelho de Proença-a-Nova, nomeadamente com a Sobreira Formosa, e agradeceu à família a oportunidade de estas obras serem apresentadas ao público.

Destacou igualmente o dinamismo da Galeria Municipal, localizada no Parque Urbano Comendador João Martins, que dá oportunidade a artistas de exporem o seu trabalho, com ou sem ligações ao território.

Natural do concelho de Santarém, Luísa Tomé casou em Sobreira Formosa, onde chegou a residir por longos períodos de tempo.

“Autodidata manifestou o seu saber e a sua sensibilidade, usando o que mais gostava de fazer traduzindo na tela os seus afetos e sentimentos”, revela a família.

“A coleção que nos deixou é o resultado do seu trabalho, da sua criatividade, mas também da sua ligação a cada um de nós. ‘Os olhos da vida’ retratam bem a simplicidade, mas sobretudo toda a força e vontade de fazer melhor”, acrescenta Odete Murcho, prima de Luísa Tomé.

Em vida, a autora não realizou qualquer mostra ou exposição por decisão própria. As obras, emprestadas pela família para a exposição, podem ser apreciadas até 30 de abril.

Comentar