Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 16, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Idanha recebe Curso sobre Religiosidade Popular e Encontro de Cantares Quaresmais

Idanha recebe Curso sobre Religiosidade Popular e Encontro de Cantares Quaresmais
José Lagiosa

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova promove, nos dias 23 e 24 de março, o V Curso Livre sobre Religiosidade Popular, o qual inclui na noite de 24 o XI Encontro de Cantares Quaresmais.

Ambas as iniciativas têm lugar no Forum Cultural, com entrada gratuita.

Limitadas a 20 participantes, as inscrições para o Curso Livre sobre Religiosidade Popular já estão abertas (Tel./Fax: 277 208 029 ou Email: forumculturalidn@gmail.com). O Curso apresenta várias palestras por especialistas que irão partilhar contributos para a salvaguarda e promoção das boas práticas neste domínio.

A abertura está marcada para as 17 horas de dia 23, com a temática “Religiosidades populares e desenvolvimento local sustentado”, abordada por Jorge Freitas Branco e Ana Fátima Martelo Pagará.

À noite haverá, pelas 20h30, uma visita ao Território dos Rituais.

No dia 24, o Curso decorre das 10h30 às 17h30. De manhã, as intervenções estarão a cargo de Cláudia Freire e Jorge Murteira (“Cumprir a tradição”) e ainda David Luna de Carvalho (“Religiosidade Popular em Idanha-a-Nova no contexto da I República”). João Marinho dos Santos será o moderador.

Na parte da tarde, os oradores serão Domingos Morais (“Permanência e mudança na música sacra popular da Beira Baixa – o essencial e o acessório nas estruturas musicais e performativas”); Donizete Rodrigues (“Património Cultural, Memória Social e Identidade”; e Paulo Lima e Fernando Cabral (“Plataforma digital de suporte à candidatura da Páscoa na Idanha à Lista das Melhores Práticas da UNESCO”). Paulo Miguel Longo dos Santos será o moderador.

O dia 24 de março fecha com o XI Encontro de Cantares Quaresmais. A partir das 21h30 no Fórum Cultural, atuam o Grupo de Encomendação das Almas de Cunqueiros (Proença-a-Nova); Grupo de Encomendação das Almas de Penamacor (Penamacor); Grupo da Ementa das Almas de Fermontelos (São Pedro do Sul); e o Grupo de Encomendação das Almas de Penha Garcia (Idanha-a-Nova).

Comentar