Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 8, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Mostra de Teatro de hoje a domingo em Tomar traz cinco espetáculos à borla

Mostra de Teatro de hoje a domingo em Tomar traz cinco espetáculos à borla
José Lagiosa

Começa já hoje, quarta-feira, dia 7 de Março, prolongando-se até domingo, dia 11, mais uma edição da Mostra de Teatro Concelhia, iniciativa do Município de Tomar e das entidades participantes.

Hoje, pelas 21h30, o Cine-Teatro Paraíso recebe “Demónios da perversidade – o filme” pelo Espaço Zero. Para maiores de 16 anos e com edição de Miguel Lardosa, baseia-se na obra de Edgar Allan Poe: “na sequência do espectáculo “Os demónios da perversidade”, face ao material filmado durante o mesmo e porque o teatro tem sempre dentro de si a efemeridade, achámos importante realizar um filme.

Na sua realização inspirámo-nos na linguagem cinematográfica dos primórdios do cinema na procura da maior proximidade temporal possível, em relação à publicação dos contos do autor, o que achámos coerente relativamente ao conteúdo da obra.”

Na quinta-feira, dia 8, de novo no Cine-Teatro, é a vez de “Richard III” pelo Fatias de Cá, para maiores de 12 anos, e encenado a partir de William Shakespeare.

A Inglaterra vive uma paz podre, no decorrer da Guerra das Rosas, com a recente vitória dos York sobre os Lancaster.

Richard, o irmão mais novo dos York, manda matar o irmão Clarence, seduz Lady Anne (nora do deposto rei Henry VI) e, na sequência de ter envenenado o irmão mais velho, o nóvel rei, Edward IV, conspira para lhe suceder.

Primeiro prende os filhos deste na Tower, depois declara-os bastardos e, uma vez coroado, manda-os matar. Acaba morto na batalha de Bosworth.

Na sexta, 9, é a vez de “A escrava e o centurião”, pelo Grupo de Teatro da ACD S. Silvestre, no Complexo Cultural da Levada.

Com texto e encenação de Mário Sousa e para público a partir dos 6 anos, conta uma história que se passa em S. Silvestre durante a permanência dos romanos, narrando o amor de Flávia, uma escrava lusitana, por um centurião romano.

Devido à sua condição de escrava e ao poder e riqueza das suas rivais, considera impossível que tenha um final feliz… mas entretanto algo acontece.

No sábado, 10, de novo na Levada às 21h30, entra em cena o grupo ULTIMAcTO! com o seu “KusDiabos”, um hilariante enredo, para maiores de 6 anos, que decorre no balcão de uma tasca onde são servidos temas como a infidelidade, a sobrecarga de impostos, a morte… e várias outras discussões do dia a dia.

Um espetáculo que, tal como a vida, sabemos como começa, não sabemos como acaba. Importa acima de tudo que seja um brinde de copo cheio, pois vamos constatar que, afinal, todos somos pré-defuntos.

Por fim, no domingo, pelas 16 horas, a Mostra termina no Cine-Teatro com a peça “Thomar revis’itada” pelo grupo Nabantin’ao Palco, para todos a partir dos 6 anos de idade.

Cartaz da Mostra de Teatro em Tomar

São os próprios a explicar o enredo: “Tendo como foco homenagear património, pessoas e instituições de que muito nos orgulhamos, procurámos também, buscando histórias ouvidas na nossa cidade, contá-las de forma divertida. Nesse contexto, contamos Gualdim Pais, vamos ao Prado aos tomates, ao Açude de Pedra e ao Coito, vamos tentar saber quais os Monumentos mais fotografados em Tomar, assim como de, entre ‘outros’, quanto patos/as nadam no rio Nabão. Apresentamos em primeira mão o Grupo de ‘Jograis Nabantinos’ e temos como convidada especial ‘Tomázia’, a maior alcoviteira que conheceu Lisboa inteira”.

Todos os espectáculos têm entrada livre.

 

Comentar