Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Outubro 19, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Representantes chineses visitam Geopark Naturtejo

Representantes chineses visitam Geopark Naturtejo
José Lagiosa

Quatro representantes do Geoparque de Funiushan – Geoparque Mundial da UNESCO visitam o território do Geopark Naturtejo no próximo dia 13 de Março.

Esta visita dos autarcas de quatro municípios da Província de Henan, na República Popular da China, resulta de uma parceria em desenvolvimento com o Geopark Naturtejo, cuja assinatura do protocolo decorreu na cidade de Nanyang em Julho do ano passado.

Esta parceria que decorre no âmbito do Programa Geoparques da UNESCO tem como objectivo aproximar as duas regiões no que diz respeito à promoção turística e ao desenvolvimento regional de regiões rurais.

A delegação do Geoparque de Funiushan estará entretanto na ITB em Berlim, a convite da Naturtejo que coordena a participação de 20 geoparques UNESCO da Europa, Médio Oriente e China, naquela que é considerada a maior e mais importante feira de turismo do mundo.

Assim, no próximo dia 13 de Março, os responsáveis chineses serão recebidos pelos autarcas dos municípios que constituem o território classificado pela UNESCO, a saber, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, numa iniciativa designada de “Reflorestar Responsável”, no Centro Ciência da Floresta, em Proença-a-Nova.

Nesta iniciativa que pretende não deixar esquecer as importantes perdas sentidas na região pelos incêndios do ano passado serão plantadas árvores autóctones da região, para além de uma laranjeira, que simboliza as relações históricas de Portugal com a China.

Ainda nesse dia, para além da referência regional maior para a educação em ciências e ambiente que é o Centro Ciência Viva, os responsáveis chineses visitarão o projecto Parque do Barrocal e a Rede Museológica de Castelo Branco.

A região de Funiushan é conhecida pelos seus fósseis de ninhos de dinossauros de Xixia e pelas paisagens graníticas de torres e picos, com uma actividade turística alicerçada em cinco parques e uma rede de museus que atrai todos os anos centenas de milhares de visitantes.

Os autarcas serão recebidos em Idanha-a-Nova pelo presidente do Conselho de Administração da Naturtejo e presidente do município, Armindo Jacinto, que os levará a conhecer o novo projecto da Bio-região, não esquecendo o relevante património geológico que é a base do desenvolvimento turístico do concelho, tanto nas Termas de Monfortinho como em Monsanto.

 

Comentar