Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

BeiraNews | Dezembro 15, 2018

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Teatro das Beiras inicia digressão com a peça “Um mundo mágico”, em Manteigas

Teatro das Beiras inicia digressão com a peça “Um mundo mágico”, em Manteigas
José Lagiosa

“Um mundo mágico”, 98ª produção do Teatro das Beiras, criada a partir da obra “A vida mágica da sementinha”, de Alves Redol, com encenação de Isabel Bilou, inicia digressão com apresentação em Manteigas, sábado, 17 de março, às 21h30, no Auditório do Centro Cívico. 

Sobre Um mundo mágico a partir de A vida mágica da sementinha, de Alves Redol

A obra literária de Alves Redol, reflete a natureza sensível do homem e do escritor numa permanente preocupação na transmissão de valores éticos em defesa de princípios e direitos de humanidade para todos os cidadãos, impulsionando a democratização e acesso à educação, por forma a consciencializar o seu papel determinante na transformação do mundo.

A complexidade dos tempos que vivemos; o consumismo, a sociedade mercantil sem limites; os jogos eletrónicos obsessivamente agressivos sem objetivos didáticos e educativos onde a ausência de valores nos distancia   irremediavelmente da realidade, mergulhando-nos num limbo virtual, desperta-nos memórias adormecidas no tempo.

Na procura de sinais que o progresso nos deixa escapar, somos solicitados a um reencontro com a poética que ressalta da obra do autor, evocando a vida do homem e a sua ligação à terra.

A terra, esse mundo mágico onde tudo começa…

É esta reflexão que incentiva a vontade de criar cenicamente, uma das suas obras onde o tema se impõe: a riqueza da terra e a forma generosa como ela nos oferece o que hoje descuidadamente se deixa morrer: o alimento saudável da humanidade (alimentos que não surgem nas prateleiras das grandes superfícies comerciais).

Este espetáculo, especialmente endereçado aos jovens, inspira-se na metamorfose das sementes do trigo – o ciclo do pão – que é também uma metáfora abrangente quando indicia uma forma plena de conhecimento e sabedoria, transmitindo a verdadeira magia da terra e a importância da sua preservação.

“ Um mundo mágico…” é um contributo artístico, que estimula a sensibilidade dos jovens espetadores para um dos mais importantes dilemas da sociedade contemporânea: a defesa do planeta.

Ficha artística:

Encenação: Isabel Bilou

Cenografia e figurinos: Luís Mouro

Adereços: Fernando Landeira e Dina Nunes

Conceção musical: Tiago Moreira

Interpretação: Margarida Calaveiras, Sílvia Morais e Tiago Moreira

Desenho de luz: Fernando Sena e Pedro Bilou

Operação de luz e som: Pedro Bilou

Costureira: Amélia Cunha

Carpintaria: Ivo Cunha

Cartaz: Luís Mouro

Produção: Celina Gonçalves

Fotografia: Fernando Landeira

Duração: 45 minutos

Classificação etária: maiores 6 anos

*Foto: Fernando Ladeira

 

Comentar