9.2 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 25, 2024
No menu items!
InícioCulturaTeatro das Beiras inicia digressão com a peça "Um mundo mágico", em...

Teatro das Beiras inicia digressão com a peça "Um mundo mágico", em Manteigas

“Um mundo mágico”, 98ª produção do Teatro das Beiras, criada a partir da obra “A vida mágica da sementinha”, de Alves Redol, com encenação de Isabel Bilou, inicia digressão com apresentação em Manteigas, sábado, 17 de março, às 21h30, no Auditório do Centro Cívico. 
Sobre Um mundo mágico a partir de A vida mágica da sementinha, de Alves Redol
A obra literária de Alves Redol, reflete a natureza sensível do homem e do escritor numa permanente preocupação na transmissão de valores éticos em defesa de princípios e direitos de humanidade para todos os cidadãos, impulsionando a democratização e acesso à educação, por forma a consciencializar o seu papel determinante na transformação do mundo.
A complexidade dos tempos que vivemos; o consumismo, a sociedade mercantil sem limites; os jogos eletrónicos obsessivamente agressivos sem objetivos didáticos e educativos onde a ausência de valores nos distancia   irremediavelmente da realidade, mergulhando-nos num limbo virtual, desperta-nos memórias adormecidas no tempo.
Na procura de sinais que o progresso nos deixa escapar, somos solicitados a um reencontro com a poética que ressalta da obra do autor, evocando a vida do homem e a sua ligação à terra.
A terra, esse mundo mágico onde tudo começa…
É esta reflexão que incentiva a vontade de criar cenicamente, uma das suas obras onde o tema se impõe: a riqueza da terra e a forma generosa como ela nos oferece o que hoje descuidadamente se deixa morrer: o alimento saudável da humanidade (alimentos que não surgem nas prateleiras das grandes superfícies comerciais).
Este espetáculo, especialmente endereçado aos jovens, inspira-se na metamorfose das sementes do trigo – o ciclo do pão – que é também uma metáfora abrangente quando indicia uma forma plena de conhecimento e sabedoria, transmitindo a verdadeira magia da terra e a importância da sua preservação.
“ Um mundo mágico…” é um contributo artístico, que estimula a sensibilidade dos jovens espetadores para um dos mais importantes dilemas da sociedade contemporânea: a defesa do planeta.
Ficha artística:
Encenação: Isabel Bilou
Cenografia e figurinos: Luís Mouro
Adereços: Fernando Landeira e Dina Nunes
Conceção musical: Tiago Moreira
Interpretação: Margarida Calaveiras, Sílvia Morais e Tiago Moreira
Desenho de luz: Fernando Sena e Pedro Bilou
Operação de luz e som: Pedro Bilou
Costureira: Amélia Cunha
Carpintaria: Ivo Cunha
Cartaz: Luís Mouro
Produção: Celina Gonçalves
Fotografia: Fernando Landeira
Duração: 45 minutos
Classificação etária: maiores 6 anos
*Foto: Fernando Ladeira
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading