“A Devoção Antoniana” e “Páscoa” são duas novas exposições no Forum Cultural, em Idanha-a-Nova, uma com imagens de Santo António da coleção pessoal de António Silveira Catana e outra com fotografias de Valter Vinagre sobre a Páscoa em Idanha.
A exposição “A Devoção Antoniana” mostra 84 imagens e 4 registos do acervo de António Catana, investigador, etnógrafo e historiador idanhense.
Na coleção exposta, vários são os materiais que foram utilizados na conceção das imagens apresentadas, desde barro, lã, cortiça, mármore, madeira, feijão, arroz, fibra, prata, cristal, gesso, marfinite, granito ou mesmo uma cabaça.
O Forum Cultural acolhe ainda a exposição de fotografia “Páscoa” de Valter Vinagre.
O trabalho do fotógrafo sobre o contexto pascal de Idanha-a-Nova permanece um ‘work in progress’.
É um dos maiores repositórios de imagem sobre todo o processo de revitalização e salvaguarda deste património intangível da região, decorrendo deste 1997 até à presente data.
De início conotado com uma fotografia próxima do registo documental, o trabalho de Valter Vinagre passou a interiorizar um exercício mais reflexivo sobre a imagem, criando discursos sobre os significados associados à paisagem, à viagem e ao lugar da cidade e do campo.
“A Devoção Antoniana” e “Páscoa” em exposição no Forum Cultural de Idanha
COMENTÁRIOS RECENTES
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on