8.3 C
Castelo Branco
Sábado, Março 6, 2021
No menu items!
Início Cultura “A Devoção Antoniana” e “Páscoa” em exposição no Forum Cultural de Idanha

“A Devoção Antoniana” e “Páscoa” em exposição no Forum Cultural de Idanha

“A Devoção Antoniana” e “Páscoa” são duas novas exposições no Forum Cultural, em Idanha-a-Nova, uma com imagens de Santo António da coleção pessoal de António Silveira Catana e outra com fotografias de Valter Vinagre sobre a Páscoa em Idanha.
A exposição “A Devoção Antoniana” mostra 84 imagens e 4 registos do acervo de António Catana, investigador, etnógrafo e historiador idanhense.
Na coleção exposta, vários são os materiais que foram utilizados na conceção das imagens apresentadas, desde barro, lã, cortiça, mármore, madeira, feijão, arroz, fibra, prata, cristal, gesso, marfinite, granito ou mesmo uma cabaça.

A imagem de Santo António patente na exposição “A Devoção Antoniana”

O Forum Cultural acolhe ainda a exposição de fotografia “Páscoa” de Valter Vinagre.
O trabalho do fotógrafo sobre o contexto pascal de Idanha-a-Nova permanece um ‘work in progress’.
É um dos maiores repositórios de imagem sobre todo o processo de revitalização e salvaguarda deste património intangível da região, decorrendo deste 1997 até à presente data.
De início conotado com uma fotografia próxima do registo documental, o trabalho de Valter Vinagre passou a interiorizar um exercício mais reflexivo sobre a imagem, criando discursos sobre os significados associados à paisagem, à viagem e ao lugar da cidade e do campo.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: