“A epistemologia ambiental: problematização dos resíduos sólidos urbanos em Portugal” é o tema do seminário aberto que vai decorrer, no próximo dia 6 de abril, às 10 horas, no auditório II do Colégio de São Bento da Universidade de Coimbra (UC).
A iniciativa é promovida em conjunto pela Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Universidade Aberta e Universidade Paulista (UNIP).
A entrada livre.
De acordo com os promotores do seminário, “nas últimas décadas a produção de resíduos sólidos urbanos tem aumentado exponencialmente; ecólogos, governos e instituições avisam que chegaremos, num futuro próximo, a uma situação de calamidade pública, tanto pela produção dos resíduos, cujas consequências já são sentidas nos aterros e na falta deles, como pela escassez de recursos naturais para a criação destes produtos, que, segundo a ONU, já se encontra com um deficit de 40% e vem aumentando 2,5% ao ano”.
As alternativas propostas para minimizar este quadro, prosseguem, “passam pela colheita seletiva e o tratamento mecânico biológico, assim como novas formas de consumo, seguindo a Economia Circular e a logística reversa”.
Neste âmbito, Márcio Magera Conceição, da UNIP, vai apresentar a ferramenta VERDES, um software/aplicação que analisa todas as variáveis dos Resíduos Urbanos Domésticos, mostrando os verdadeiros valores económicos do lixo.
Resíduos sólidos urbanos em Portugal em análise na Universidade de Coimbra
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on