23.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Agosto 5, 2020
No menu items!
Início Cultura Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

“Monsanto – Lendas, Mitos e Encantamentos Mouriscos” é o título do novo livro de Elias Vaz sobre a aldeia mais portuguesa de Portugal, uma edição da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
Na sessão de lançamento, dia 31 de março no Posto de Turismo de Monsanto, Elias Vaz explicou que a obra “incide sobre um imaginário de fantasias reportadas a lendas e ‘estórias’ de encantar”, recolhidas numa aldeia onde “a paisagem rochosa, interligada com crenças e superstições, é propícia a mistérios e a fenómenos que povoam o mundo do sobrenatural”.
O livro está dividido em três capítulos e reúne mais de 20 histórias perpetuadas na tradição oral de Monsanto, incluindo a “Lenda de Santo Amador”, a “Lenda do Cerco ao Castelo”, a “Lenda do Barreto Vermelho”, a “Lenda de Nossa Senhora da Azenha”, o “Mito do Lobisomem”, o “Mito da Diabólica”, o “Mito da Boa e da Má Hora”, a “Moura e a Campainha de Bronze” ou a “Moura e as Meadas de Ouro”.
Na apresentação do livro, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, destacou a importância de “preservarmos a nossa herança cultural neste mundo global, a nossa história, costumes e tradições”, algo que é conseguido no trabalho de Elias Vaz.
A obra foi apresentada pela museóloga Aida Rechena, natural de Monsanto, que realçou o facto de o “livro apresentar várias versões da mesma lenda e acrescentar dados históricos e bibliografia de suporte, uma decisão que traz credibilidade e afasta a obra da mera recolha de histórias para se aproximar de um trabalho de pesquisa”.
A sessão contou ainda com a presença do presidente da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, Paulo Monteiro, e do pároco local, Padre Adelino Lourenço.

Capa do Livro de Elias Martins Vaz

O livro tem ilustrações de João Tiago Tavares e design de Susana Vaz.
Refira-se que Elias Martins Vaz é ainda autor dos livros “Monsanto nas Fragas do Tempo – de Baluarte Concelhio a Aldeia Histórica” e “Idanha-a-Velha na Bruma do Tempo – a Antiga Comenda e Concelho”, editados pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
 

2 COMENTÁRIOS

    • Bom dia, há algumas edições da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova sobre Monsanto. Penso qie será o melhor lugar para encontrar livros sobre a Aldeia mais portuguesa de Portugal!

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Festival das Artes da Beira Baixa anima noites de sábado em Proença-a-Nova

O Festival das Artes da Beira Baixa vai animar as próximas três noites de sábado em vários pontos do concelho, trazendo também...

Docentes do IPCB publicam EBOOK internacional

Os docentes da Escola Superior de Educação do IPCB Samuel Honório, Marco Batista e Helena Mesquita, em conjunto com Jaime Ribeiro, docente...

Município de Vila Velha de Ródão obtém selo “Safe & Clean”

O Município de Vila Velha de Ródão encontra-se empenhado no cumprimento das normas e recomendações emitidas pela Direção Geral da Saúde e...

Vila Nova da Barquinha recebe circuito pedestre «Fauna, flora e história local»

29 agosto 09h | Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha Passeio com apontamentos sobre as...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: