12.8 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Abril 19, 2021
No menu items!
Início Desporto Êxito do Encontro Regional de Professores de Educação Física que decorreu em...

Êxito do Encontro Regional de Professores de Educação Física que decorreu em Castelo Branco

A avaliação na disciplina: Desafios atuais e futuros

Os professores de Educação Física corresponderam ao desafio lançado pela Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco e esgotaram as 45 vagas existentes para o encontro regional de professores de Educação Física, promovido no dia 24 de março, em Castelo Branco.
O encontro esteve integrado numa iniciativa do Conselho Nacional dos Profissionais e Professores de Educação Física, no âmbito da qual, durante duas semanas, os Professores de Educação Física de todo o país discutiram e analisaram os desafios atuais e futuros, relacionados com a avaliação das aprendizagens dos alunos nesta disciplina.
No encontro de Castelo Branco, para além de estar representada quase a totalidade dos concelhos do distrito de Castelo Branco, participaram também professores dos distritos da Guarda, Leiria, Portalegre e Santarém.
A APEF de Castelo Branco contou ainda com a participação de vários atletas/alunos de reconhecido valor desportivo e académico, os quais deram o seu testemunho, em vídeo, sobre a importância da Educação Física na sua vida, nomeadamente no que diz respeito à sua carreira desportiva e académica.
Para dinamizar a iniciativa, a APEF de Castelo Branco contou com João Ramalho, membro da direção do Conselho Nacional das Associações de Professores e Profissionais de Educação Física, Jorge Cardoso, membro da direção da Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco, e Nuno Fonseca, associado desta associação e professor de Educação Física na Escola Secundária Amato Lusitano.

Sala completa em mais uma ação de formação da APEF de Castelo Branco

João Ramalho iniciou a sessão apresentando todo o trabalho realizado nesta matéria pelo movimento associativo desde 2012.
Seguidamente, Nuno Fonseca, o moderador do encontro, focou pontos-chave, de modo a estimular a participação e dar início ao debate/reflexão.
A discussão foi muito profícua, tendo os professores presentes partilhado algumas das suas experiências e preocupações, relativamente à avaliação e ao planeamento em Educação Física, reforçando a necessidade de se realizarem novos encontros/ações de formação para aprofundar a temática.
Os professores presentes congratularam-se, por unanimidade, com a aprovação dos projetos de resolução apresentados, pelo PCP e BE, e aprovados no dia 23 de março na Assembleia da República, no que refere ao reforço da carga horária da disciplina de Educação Física e a nota da disciplina voltar a contar para a média de acesso ao ensino superior.
Esperam agora que o governo aplique de imediato as recomendações de forma a serem implementadas já no ano letivo 2018/19.
Para dar continuidade ao debate sobre esta temática, a APEF de Castelo Branco está já a trabalhar na organização de uma nova iniciativa, a realizar no mês de junho, a qual consistirá na partilha de práticas de avaliação e planeamento na Educação Física entre várias escolas, de modo que essa partilha possa ter reflexos no ano letivo 2018/2019.
 
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: