9.3 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Outubro 25, 2021
No menu items!
InícioRegionalMaria Leonor Carvalhão Buescu é nome de largo em Monsanto

Maria Leonor Carvalhão Buescu é nome de largo em Monsanto

Maria Leonor Carvalhão Buescu (1932-1999), investigadora, ensaísta e professora universitária, foi homenageada, a título póstumo, com a atribuição do seu nome a um largo em Monsanto, sua terra natal.
A cerimónia teve lugar no dia 31 de março, reunindo dezenas de familiares e amigos num largo junto da casa onde residiram os seus falecidos pais.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo jacinto, manifestou o seu reconhecimento: “Pela vida e obra desta ilustre monsantina, esta homenagem é mais do que justa. É nossa obrigação perpetuar a memória de todos aqueles que dão e deram um contributo para o desenvolvimento do nosso concelho com o seu saber e o seu amor por estas terras”.
Em seguida, Armindo Jacinto anunciou a intenção de reeditar a obra marcante de Maria Leonor Carvalhão Buescu “Monsanto, Etnografia e Linguagem”, inicialmente editada em 1961 e posteriormente em 1984.
A inscrição do nome da investigadora na toponímia de Monsanto acontece após aprovação em assembleia da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha.
O presidente da Junta de Freguesia, Paulo Monteiro, considera que a homenagem “imortaliza a memória” desta importante figura da cultura portuguesa.
Os três filhos de Maria Leonor Carvalhão Buescu – Maria Helena, Ana Isabel e Jorge – estiveram presentes na cerimónia.
Em nome da família, Maria Helena agradeceu a homenagem e lembrou “o amor” que sua mãe sempre sentiu por Monsanto, “um sítio ao qual nos agarramos e sentimos como nosso”. Deixou ainda uma palavra de reconhecimento aos avós, que foram professores na aldeia mais portuguesa.
A cerimónia contou ainda com intervenções do Padre Adelino Lourenço, pároco de Monsanto, do Cónego Victor Vaz e do investigador Elias Vaz, um dos promotores da homenagem.
Elias Vaz lembrou o percurso que tornou Maria Leonor Carvalhão Buescu “numa grande autoridade no estudo da Língua Portuguesa”.
Pelo seu trabalho em prol da cultura portuguesa, o nome desta monsantina também faz parte da toponímia de Lisboa e da Amadora.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: