7.8 C
Castelo Branco
Domingo, Março 7, 2021
No menu items!
Início Cultura Livros Extraordinários em Alcains, Castelo Branco e Coimbra, de 8 a 18...

Livros Extraordinários em Alcains, Castelo Branco e Coimbra, de 8 a 18 de Abril


Livros Extraordinários, é um novo projeto da Alma Azul que visa promover edições com dimensão histórica e essenciais para um conhecimento global da Literatura.
Rejeitando a novidade como o fator mais relevante da vida de um livro, a Alma Azul, com este projeto, vai disponibilizar livros que pela sua qualidade e importância fazem parte da História da Literatura.
Livros Extraordinários, terá também uma Livraria online a partir de novembro de 2018, no que será a primeira iniciativa do Programa com que a Alma Azul celebrará os seus vinte anos de vida.
O projeto estruturado de Livros Extraordinários nasce no mês de abril, para assinalar o Dia Mundial do Livro, e com algumas iniciativas em parceria com o Festival A Língua Toda 2018.
Fora do Festival, Livros Extraordinários terá atividades nos dias 8, 10, 14, 17 e 18 de abril, alternando entre Alcains, Castelo Branco e Coimbra.

Retrato de Antero de Quental

A primeira atividade realiza-se em Alcains, no próximo dia 8, domingo, às 18 horas, com a Leitura Integral de Coimbra de Antero, de Eça de Queirós, na sede da Alma Azul, na Av. 12 de novembro, numa homenagem a um dos autores mais carismáticos e fulgurantes do século XIX português.
O texto, editado pela Alma Azul em 2009, é uma homenagem de Eça de Queirós ao amigo Antero de Quental que conheceu em Coimbra, e que ele descreve de forma poética, com algum humor e em estado de graça.
Os participantes que darão voz a esta Leitura Integral do texto de Eça de Queirós serão todos convidados individualmente e receberão de oferta o livro Coimbra de Antero.
No dia 10, terça-feira, Livros Extraordinários faz uma visita à Escola Superior de Educação de Castelo Branco, numa promoção da Leitura, anunciando desta forma aos alunos, professores e funcionários o Dia Mundial do Livro.
Escola Superior de Educação de Castelo Branco

No dia 14, em Alcains, uma Oficina de Leitura e Escrita para crianças dos 7 aos 9 anos, a partir do livro A Floresta, de Sophia de Mello Breyner Andresen continua o programa de Livros Extraordinários.
Será uma sessão de promoção da Leitura e da Escrita dirigida a alunos do 1.º Ciclo, ao mesmo tempo que se promoverá A Floresta como um valor fundamental do Interior.
As inscrições para a Oficina de Leitura e Escrita são gratuitas e devem ser efetuadas na sede da Alma Azul, onde se realizará a Oficina, no dia 14, entre as 16 e as 20 horas (com direito a lanche).
Livros Extraordinários também vão à Senhora de Mércoles, no dia 17
A Alma Azul vai distribuir Diplomas de Conhecimento sobre a história da Romaria da Senhora de Mércoles, que ainda hoje é o feriado municipal do concelho de Castelo Branco, na versão fixada na Monografia de Castelo Branco, de António Roxo.
A distribuição realiza-se durante a manhã de terça-feira, antes da missa e da procissão.
Livros Extraordinários de abril encerram no Instituto Universitário Justiça e Paz, em Coimbra, no dia 18, às 18 horas, com o programa que se desenvolveu na abertura em Alcains: Leitura Integral de Coimbra de Antero, de Eça de Queirós, pelo Grupo de Leitura Alma Azul.
Recordamos que Antero de Quental nasceu no dia 18 de abril, em Ponta Delgada, estudou em Coimbra, onde foi uma figura marcante da Questão Coimbrã, e que propagou o seu talento através de jornais e livros, além de iniciativas como as Conferências do Casino, transformando-o num dos líderes reconhecidos da Geração de 70.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: