22.2 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 30, 2020
No menu items!
Início Cultura Município da Covilhã solidário com Teatro das Beiras

Município da Covilhã solidário com Teatro das Beiras


A Câmara Municipal da Covilhã tomou posição sobre a exclusão da companhia teatral covilhanense Teatro das Beiras, nos resultados provisórios do concurso relativo ao Programa de Apoio Sustentado para o ciclo 2018/2021, destinado a apoiar financeiramente a atividade artística profissional em Portugal, levado a cabo pela Direção-Geral das Artes (DGA).
A autarquia considera inaceitável tal decisão por parte das entidades responsáveis.
O Teatro das Beiras apresentou uma candidatura elegível e alimentou fundadas expetativas de que a DGA confirmasse o justo apoio financeiro, que aliás, sempre foi concedido à companhia desde a sua fundação em 1974.
A exclusão da companhia dos resultados provisórios, agora conhecidos, “configura uma injustiça que terá de ser reparada”.
“Como pode sobreviver uma companhia de teatro “excluída”? Uma estrutura que ao longo de mais de 40 anos vem construindo um percurso relevante, contribuindo para o enriquecimento da vida cultural da Covilhã e do País?”, questiona a autarquia em nota enviada à nossa redacção.
“O Teatro das Beiras, com mais de 40 anos de atividade, companhia profissional desde 1994, com mais de 60 criações e mais de 2500 espetáculos apresentados em 140 concelhos do país, não merece ser colocado numa situação de dificuldade extrema, de todo injusta”, refere o comunicado da Câmara Municipal.
Não deve ser esquecido o importante contributo da companhia no plano formativo, em permanente colaboração com as escolas do concelho, e na sensibilização cultural da população. Tudo isto no interior do País, o que só valoriza ainda mais o papel cultural e social do Teatro das Beiras.
“Apesar de compreendermos os esforços do Ministério da Cultura numa gestão rigorosa dos parcos fundos disponíveis, não podemos aceitar que o corte seja feito a companhias históricas e verdadeiros faróis culturais, com reconhecimento nacional e internacional, e especialmente numa região de baixa densidade populacional”, finaliza o comunicado da autarquia covilhanense.
O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vitor Pereira contactou assim que soube da noticia os responsáveis da companhia de teatro Teatro das Beiras manifestando a sua total solidariedade e já fez saber desta posição de indignação e descontentamento ao Senhor Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, do qual obteve a informação que de iria ser feito um reforço de verba dos apoios destinados às companhias de teatro.
De acordo com Vítor Pereira: “ já tive oportunidade de manifestar de viva voz aos responsáveis do Teatro das Beiras a solidariedade pessoal e institucional do cidadão Vítor Pereira e do presidente da Câmara da Covilhã, perante esta injustiça. Transmiti telefonicamente ao Senhor Ministro Luís Filipe de Castro Mendes a nossa indignação e profundo descontentamento com aquilo que consideramos uma injustiça inaceitável. Tenho fundadas esperanças que esta situação venha a ser corrigida, sobretudo depois de me ter dado conhecimento de que estava em preparação um reforço das verbas para os apoios às Artes”.
Após este contacto, o presidente do Município “aguarda a correção desta flagrante injustiça, esperando que o Teatro das Beiras beneficie do apoio ao qual se candidatou”.
 
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

P-BIO lança Clube de Mentores para impulsionar o setor da biotecnologia em Portugal

A Associação Portuguesa de Bioindústria (P-BIO) acaba de lançar o BioMentors Club, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de novos projetos...

Ekaitz Etxeberría Gallastegi vence a 3.ª edição do Prémio Jovens Investigadores da Associação Ibérica de História Militar

A Associação Ibérica de História Militar, séculos IV-XVI (AIHM), liderada por João Gouveia Monteiro, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade...

Feiras e Mercados semanais do Concelho da Sertã com alteração das datas de realização

À semelhança do que tem sucedido anteriormente, as feiras e mercados semanais em Cernache do Bonjardim e na Sertã que coincidam com...

Vila de Rei aprova plano de limpeza e higienização de reservatórios de armazenamento de água

A Assembleia Municipal de Vila de Rei aprovou, sob proposta do Executivo Municipal, o Plano de Limpeza e Higienização de reservatórios destinados...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: