13.3 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 25, 2021
No menu items!
Início Nacional Melhores alunos da licenciatura em Química da Universidade de Coimbra distinguidos

Melhores alunos da licenciatura em Química da Universidade de Coimbra distinguidos


Os seis melhores alunos que entraram na licenciatura em Química da Universidade de Coimbra (UC), no ano letivo de 2016/2017, vão ser premiados pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), pelo Departamento de Química (DQ) e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
A sessão vai decorrer no próximo dia 11 de abril, às 16 horas, na Biblioteca do Departamento de Química da FCTUC, no Polo I da UC, e conta com a presença do secretário-geral da SPQ, Adelino Galvão, do diretor da FCTUC, Luis Neves, da diretora do DQ-FCTUC, Teresa Pinho e Melo, do vice-presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), Daniel Azenha e da presidente do Núcleo dos Estudantes de Química (NEQ)/AAC, Dora Santo.
Promovido pela SPQ em conjunto com as universidades que lecionam o curso de Química, o prémio “tem o valor da propina de cada universidade e visa incentivar a escolha de Química, uma formação importante para o país, sendo atribuído, no ano letivo seguinte ao da entrada no curso, a alunos que ingressam nesta licenciatura e prosseguem os seus estudos”, explica a direção do Departamento de Química da FCTUC.
A cerimónia de entrega do prémio inclui a atuação do Químico-Mágico Filipe Monteiro(http://www.filipelsmonteiro.com/) que irá surpreender o público com a magia da química e a química da magia.
O Departamento de Química da FCTUC tem uma longa tradição científica e de ensino que remonta ao século XVIII e à criação do Laboratorio Chimico, atual Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.
É responsável na FCTUC pelas licenciaturas em Química e Química Medicinal e mestrados em Química, Química Medicinal e Química Forense.

Oferece ainda Doutoramentos em Química em diversos ramos de especialidade e está envolvido em Programas Doutorais FCT em parceria com outras universidades e indústrias, entre as quais CATSUS (Catalysis and Sustainability), ChemMat (Materials Chemistry of Nanostructured Materials with Optic, Electric and Magnetic Functionalities) e PTNMR PhD (Doctoral Training Program in Nuclear Magnetic Resonance Applied to Chemistry, Materials and Biosciences).
Para além do prémio SPQ/FCTUC, o DQ promove o Prémio Andrade Gouveia para os melhores alunos de mestrado com candidaturas abertas até ao final de abril de 2018.
A Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) é uma das mais antigas e ativas sociedades científicas portuguesas, tendo comemorado o seu centenário em 2011.
Para além de juntar e representar as pessoas que em Portugal trabalham nas diferentes áreas da Química, tem, desde a sua fundação, contribuído com a organização de importantes congressos e a edição de publicações periódicas prestigiadas, tanto nacionais como internacionais.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: