9.6 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Março 1, 2021
No menu items!
Início Cultura Novo Banco cede pintura ao Museu Tavares Proença Júnior de Castelo Branco

Novo Banco cede pintura ao Museu Tavares Proença Júnior de Castelo Branco

O Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, vai receber uma das principais obras da coleção de arte do Novo Banco, através de um protocolo entre o município local e a instituição bancária, foi hoje anunciado.

A obra “Natureza morta de flores”, um óleo sobre tela do século XVII, atribuída ao pintor flamengo Jan Fyt, vai ficar em exposição no Museu Francisco Tavares Proença Júnior no âmbito de um protocolo que vai ser assinado na terça-feira, entre a Câmara Municipal de Castelo Branco e o Novo Banco, cuja cerimónia vai ser presidida pelo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

Em comunicado, a instituição bancária explica que o protocolo enquadra-se no projeto NB Cultura, apresentado publicamente no final de janeiro, data em que o Ministério da Cultura e a instituição estabeleceram um compromisso de realização de parcerias com museus e universidades, de âmbito nacional e regional.

“Esta iniciativa insere-se num programa de depósito descentralizado da coleção de pintura do banco, colocando à fruição pública mais de 90 obras de relevante valor artístico, em vários museus espalhados pelo território nacional”, lê-se na nota.

O NB Cultura reúne sob um único conceito toda a coleção, com o objetivo último de preservar e divulgar o seu património.

Este assenta em quatro pilares: coleção de pintura que inclui um conjunto de mais de 90 obras de pintura portuguesa e europeia de várias épocas, coleção de fotografia contemporânea, coleção de numismática e biblioteca de estudos humanísticos, considerada das mais valiosas bibliotecas particulares especializadas em estudos humanísticos.

*Lusa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: