11.3 C
Castelo Branco
Sábado, Fevereiro 27, 2021
No menu items!
Início Cultura A ilustradora Rachel Caiano encanta e cativa alunos do 3º e 4º...

A ilustradora Rachel Caiano encanta e cativa alunos do 3º e 4º ano em Castelo Branco


A Escola Faria de Vasconcelos, na Carapalha, recebeu na tarde de hoje, Rachel Caiano, numa das últimas participações em ambiente escolar, de autores e ilustradores da 6ª edição do Fronteira- Festival Literário de Castelo Branco, em ambiente escolar.
A ilustradora começou por definir qual o seu trabalho quando é solicitada para dar imagem às palavras de um livro.
“Desenhar para um texto”, explica Rachel Caiano.
Em primeiro lugar, o trabalho prende-se em conhecer o texto, e só depois desenhar em função dele.
“Cada ilustrador desenha diferente para o mesmo texto”, assegura a criadora de imagens.
“A mesma história dá, imensos livros com ilustrações diferentes”, para acrescentar que “tanto usa acrílico, como lápis de cor ou mesmo giz”, confidencia a ilustradora.
Mas Rachel Caiano vai mais longe e afirma que o papel dos autores é “pensar a ilustração” e logo de seguida complementa que “interpretar o texto e desenhar em função disso ou escolher um elemento da história e desenhá-lo”.
Na sala os alunos dos, 3º e 4º, anos estavam deliciados com as palavras da ilustradora.
“Que fixe…”, repetia o Gonçalo, na primeira fila do auditório, enquanto Rachel Caiano ia exercitando e explicando como desenha e as escolhas que vai fazendo quando está a dar imagem às palavras.
Salvo uma ou outra exclamação de surpresa por palavras ditas pela ilustradora, os pequenos alunos mantiveram um respeitoso silêncio interiorizando tudo o que iam ouvindo e interagiram sempre que lhes foi solicitado.

Plateia atenta e participativa quando convidada a fazê-lo marcou o encontro com a Ilustradora Rachel Caiano

Rachel Caiano exemplificou com o livro “Outra Coisa” de João Pedro Mésseder, as diferentes formas como se decide o perfil da ilustração.
Houve tempo, ainda, para explicar o processo de pesquisa e investigação sobre “coisas e locais que não conheço, nomeadamente de outras épocas”.
Questionada das razões porque decidiu ser ilustradora, Rachel Caiano, afirma que não o fez.
“Estudei arquitectura e trabalhei na área do teatro. Acabei por ser ilustradora porque apareceu uma revista onde trabalhei e a vida foi seguindo…”.
Relembre-se que este sábado, 14 de abril, pelas 10 horas, Rachel Caiano, vencedora do Prémio Jovens Criadores em 2001, finalista do Prémio Criadores de 2007 e do Prémio SPA em 2013, para além de selecionada para o catálogo The White Ravens em 2008 e 2009, dirigirá um Workshop de ilustração “Ilustrar, ilustrar” com a duração de 2 horas.
As inscrições devem ser formalizadas para o mail: culturavibra@gmail.com
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: