20.4 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Junho 21, 2021
No menu items!
InícioDesportoConvívio Cardio-Saudável Transfronteiriço cria coração gigante em Penamacor

Convívio Cardio-Saudável Transfronteiriço cria coração gigante em Penamacor

Cerca de 700 pessoas vão formar um coração gigante em Penamacor, no dia 15 de maio. Esta é apenas uma das muitas atividades incluídas no 3º Convívio Cardio-Saudável Transfronteiriço, que envolve participantes de Portugal e Espanha

Cerca de 700 pessoas vão construir o terceiro Coração Terras do Lince em Movimento, no dia 15 de maio, em Penamacor.
Esta é apenas uma das atividades do programa do 3º Convívio Cardio-Saudável Transfronteiriço, que envolve participantes de Penamacor e de Valverde del Fresno.
A construção do coração gigante acontece pelas 10h00 e, este ano, tem a particularidade de criar um efeito semelhante ao batimento daquele órgão.
O Convívio Cardio-Saudável Transfronteiriço, organizado pelo Centro de Saúde de Penamacor, pretende assinalar o mês do coração, com uma sinergia transfronteiriça que envolve, além de diversas entidades parceiras, entre as quais a Câmara Municipal, alunos desde o ensino pré-escolar e primeiro ciclo até ao ensino secundário, dos dois lados da fronteira, e da Academia Sénior de Penamacor.
Sendo maio o Mês do Coração, este convívio tem como objetivos capacitar a comunidade na prevenção das doenças cardiovasculares, criar protocolos de rápida articulação entre as diferentes entidades e instituições da região das Terras do Lince e alertar para a necessidade de caminhar e de comer bem, potenciando, desta forma, as crianças a tornarem-se cidadãos mais responsáveis.
Nesta edição, foram também integradas instituições que acrescentam valor ao projeto, como o Comando Distrital da Proteção Civil, que vai estar representado pela equipa de Resgate em Alta Montanha e por bombeiros profissionais, a Força Aérea, os Bombeiros Voluntários de Penamacor e o Núcleo dos Alunos de Enfermagem da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
A presença destes alunos do Ensino Superior encerra a participação de todos os ciclos de ensino, inclusive o universitário.
Este convívio é anual e realiza-se alternadamente em Portugal e Espanha. Esta alternância permite uma experiência mais enriquecedora para os alunos, contactando com culturas diferentes, enriquecendo o seu currículo pedagógico e permitindo o convívio entre crianças portuguesas e espanholas.

Programa inclui caminhada, ateliês e workshops

O programa inclui um pequeno almoço saudável, pelas 9h30, e a caminhada “O Lince Mexe-se na Vila Madeiro”, pelas 10h30.
Esta caminhada vai ser assinalada como se tratasse de uma prova de orientação.

Cartaz do evento

Já pelas 11h30, tem início o “Itinerário Saudável”, com vários ateliês e workshops.
A partir desta hora, na sede do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, decorrem apresentações dos veículos da Proteção Civil, de dispositivos de urgências e salvamento dos Bombeiros Voluntários de Penamacor, da Autoridade Nacional de Proteção Civil – Comando Distrital de Castelo Branco e da Força Aérea Portuguesa, além de ateliês de RCP e salvamentos em acidentes fluviais e uma visita ao stand do Núcleo de Alunos de Enfermagem da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Há espaço, ainda, para workshops educativos sobre obesidade, bullying, consumos e sexualidade.
Da parte da tarde, decorre, pelas 14h30, um ateliê de Salvamento em Montanha e a continuação do “Itinerário Saudável” e dos workshops.
Pelas 16h00, acontece o encerramento com a entrega de Certificados de Excelência na promoção da saúde da Comunidade Escolar das Terras do Lince e com uma surpresa musical.
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: