Haverá três vencedores nacionais, três do concelho de Tomar e três da freguesia de Asseiceira, nos escalões de adultos, jovens e crianças. Terão que escrever um texto de ficção sobre o tema A Escola, mas o trabalho pode incluir outras expressões artísticas. Os premiados serão publicados em livro e vão ganhar estantes e prateleiras repletas de livros.
Já está em curso, mais uma iniciativa das comemorações do Centenário das Escolas na Linhaceira, neste caso, o Prémio Literário A Escola.
Hoje o maior aglomerado populacional do concelho a seguir à cidade, a aldeia teve um desenvolvimento significativo no último século para o qual o surgimento da escola, seu primeiro equipamento colectivo, foi determinante.
Por outro lado, é um caso ímpar na vida literária num lugar da sua dimensão, com diversos autores no activo, vários projectos editorais nos últimos trinta anos, incluindo uma revista literária, além de ser o local onde nasceram iniciativas mais amplas relacionadas com os livros como O Contador de Histórias e A Poesia Não Tem Grades.
Motivos mais do que suficientes para a aposta na criação de um Prémio que incentive a escrita e a leitura, mas também que ajude a destacar a Escola, valorizando-a enquanto espaço de vivências de alguma forma marcantes para todos nós.
Podem concorrer todos os cidadãos portugueses, independentemente do país onde residam, e cidadãos estrangeiros residentes em Portugal, divididos em três escalões: Infantil (até aos 10 anos de idade), Juvenil (dos 11 aos 17 anos) e Adulto (a partir dos 18 anos).
Para participar, os concorrentes deverão escrever uma história em língua portuguesa que aborde de alguma forma o tema “A escola”.
O texto (que pode incluir outras expressões artísticas, como a ilustração, fotografia, banda desenhada, etc.) deverá ter no máximo 60 páginas A4.
No mínimo, deverá ter 1 página no escalão Infantil, 3 páginas no Juvenil e 5 páginas no Adulto.
O júri, que será constituído por cinco especialistas em livros e literatura, terá em conta a originalidade, qualidade literária e bom domínio da língua e atribuirá três categorias de prémios: Local (para autores nascidos ou residentes na freguesia de Asseiceira), Concelhia (para autores nascidos ou residentes no concelho de Tomar) e Nacional.
Assim, haverá nove premiados, acumuláveis (isto é, quem concorre a nível local e concelhio pode também ganhar o prémio nacional), que serão publicados em livro.
Todos eles receberão no mínimo uma prateleira em madeira recheada de livros, sendo que o vencedor nacional adulto receberá garantidamente uma estante em madeira e os livros para a preencher.
Os trabalhos deverão ser enviados em formato digital com a indicação do escalão e da categoria na primeira página e assinados com pseudónimo até ao final do dia 15 de Julho de 2018 para o e-mail bibliotecalinhaceira@gmail.com numa mensagem com o trabalho concorrente num ficheiro anexo, acompanhado de outro anexo com os dados pessoais.
O regulamento completo deve ser lido em https://bibliotecalinhaceira.blogspot.pt, sendo qualquer dúvida esclarecida através do e-mail acima referido.
A entrega de prémios decorrerá no mês de Outubro, no âmbito das comemorações do Centenário, iniciativa conjunta da Associação de Pais e Amigos das Escolas de Linhaceira, Associação Cultural e Recreativa de Linhaceira, Junta de Freguesia de Asseiceira e Município de Tomar.
Centenário das Escolas na Linhaceira promove Prémio Literário nacional
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on