7.8 C
Castelo Branco
Domingo, Março 7, 2021
No menu items!
Início Cultura Proença-a-Velha comemora 800 anos do Foral

Proença-a-Velha comemora 800 anos do Foral

Marco histórico será assinalado ao longo de um ano

Abriram oficialmente no domingo, 22 de abril, as comemorações dos 800 anos do Foral de Proença-a-Velha (1218-2018), um marco histórico que vai ser celebrado ao longo de um ano com colóquios, exposições e concertos.
A sessão de abertura teve lugar na Igreja da Misericórdia de Proença-a-Velha, totalmente preenchida por inúmeros proencenses e amigos da freguesia que se quiseram associar aos festejos.
A presidente da Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, Helena Silva, referiu que estas comemorações “são para o povo e para os amigos da nossa terra” e visam “reforçar a nossa identidade e o orgulho que sentimos pelas nossas raízes, para que façamos cada vez mais pela nossa comunidade”.
A cerimónia foi presidida por Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, que enalteceu o papel do povo “na construção da história de Proença-a-Velha ao longo dos 800 anos de foral, com um património natural e histórico-cultural de grande riqueza”.
O objetivo é, segundo o autarca, “a partir desse legado continuar a fazer desta terra uma terra de futuro”, dando como exemplos de património histórico a Misericórdia, uma das mais antigas de Portugal, com mais de 500 anos, a herança templária vincada no Castelo de Proença-a-Velha, o Calvário único a nível mundial e o mais completo espaço museológico dedicado ao azeite.
Na abertura das comemorações intervieram ainda o coordenador da Comissão Organizadora, João Adolfo, o presidente da Assembleia de Freguesia, António José Dias, o presidente da associação Proençal, Francisco Silva, e o Padre Martinho Mendonça, pároco de Proença-a-Velha.
O momento ficou ainda marcado pelo colóquio “Proença-a-Velha – a terra e as gentes no Portugal Medieval”, por Manuela Mendonça, presidente da Academia Portuguesa de História.
A cerimónia terminou com concertos do Grupo Coral de Proença-a-Nova e do Castra Leuca Trio, seguindo-se um lanche no Salão Multiusos da freguesia.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: