12.2 C
Castelo Branco
Sábado, Fevereiro 27, 2021
No menu items!
Início Nacional Afonso de Paiva na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura 2018

Afonso de Paiva na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura 2018

A Biblioteca Municipal de Castelo Branco acolheu, no dia 18 de abril, a Fase Municipal da 12.ª edição do Concurso Nacional de Leitura.
Participaram aproximadamente 4 dezenas de alunos do 1.º, 2.º, 3.º ciclo e do Ensino Secundário dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Castelo Branco.
Os alunos participantes realizaram uma prova escrita seguida de uma prova oral, a partir de obras previamente selecionadas pelo júri, designadamente: “O soldadinho de chumbo”, de Hans Christian Andersen (1.º ciclo); “O livro que falava com o vento e outros contos”, de José Jorge Letria (2.º ciclo); “O caso do beco das sardinheiras”, de Mário de Carvalho (3.º ciclo) e “O velho que lia romances de amor”, de Luís Sepúlveda (Ensino Secundário).
Ao júri, composto por Cláudia Cravo Jorge (Biblioteca Municipal), Pedro Rafael Gomes (coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares) e Margarida Morgado (Professora na Escola Superior de Educação de Castelo Branco), coube a difícil tarefa de selecionar um vencedor por cada categoria (nível de ensino).
De entre os alunos apurados que irão representar o município de Castelo Branco na Fase Intermunicipal, que se realizará a 11 de maio na Biblioteca Municipal de Oleiros, o aluno Diogo Carrola do 9.º2 do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva é o vencedor na categoria do 3.º ciclo, cabendo ainda à aluna Maria Inês Roque do 6.º2 o lugar de suplente na categoria do 2.º ciclo.
Todos os participantes receberam brindes e um Certificado de Participação e os vencedores um Diploma e um cheque-vale em livros na Livraria A Mar Arte.
A complementar esta iniciativa, e num momento de narração de histórias, esteve presente a sempre luminosa contadora de histórias Clara Haddad, que encantou miúdos e graúdos.
A professora bibliotecária Carla Nunes destaca mais uma vez “a relevância deste concurso, este ano e pela primeira vez englobando todos os níveis de ensino, reforçando o propósito de dar a esta celebração da leitura e da expressão um caráter mais universal e significativo, demonstrando, em imagens e momentos de que são feitos estes concursos, o verdadeiro prazer de ler”, parabenizando expressivamente todos os participantes.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: