10.6 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Março 3, 2021
No menu items!
Início Desporto Família Judoca reúne 130 pessoas na Gala do 10.º Aniversário da Escola...

Família Judoca reúne 130 pessoas na Gala do 10.º Aniversário da Escola de Judo Ana Hormigo

Associação anuncia o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social

A Escola de Judo Ana Hormigo comemorou o seu 10.º Aniversário, no passado dia 21 de abril, organizando um Jantar de Gala para a sua grande família judoca numa unidade hoteleira da cidade de Castelo Branco.
Estiveram presentes cerca de 130 atletas, encarregados de educação e amigos, assim como entidades convidadas, presidentes, diretores e representantes de instituições públicas e privadas de todo o concelho e ainda a nível nacional.
A Gala contou com a presença, na mesa de honra, do presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Lourenço, presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente da Beira, Vítor Louro, presidente da APPACDM de Castelo Branco, Dra. Lurdes, o diretor da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, João Serrano, a diretora do Jardim Escola João de Deus de Castelo Branco, Teresa Romãozinho, presidente da Direção da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco, Abel Louro e a presidente da Associação aniversariante, Ana Hormigo.
A noite deu início com uma pequena demonstração de judo e uma apresentação da primeira década de história, ressalvando os momentos altos e resultados desportivos de excelência alcançados pelos atletas.
Foi ainda recordado quando tudo começou desde a inauguração da Sala de Judo António Matias, em abril do ano de 2008, no Bairro da Carapalha em Castelo Branco, por iniciativa dos treinadores Ana Hormigo e Abel Louro.
Não foi esquecido o Jardim Escola João de Deus, primeira instituição onde Ana Hormigo e Abel Louro deram os primeiros passos como treinadores em 2004.

Luís Correia ladeado pelos avós do malogrado judoca Ricardo Louro, homenageado pelo clube a título póstumo,

Durante a respetiva Gala de comemoração proporcionou-se momentos nostálgicos, reconhecendo também os 16 atletas que conquistaram o título de Campeão Nacional do projeto da Escola de Judo Ana Hormigo, respetivamente, Mariana Milheiro, Abel Louro, Francisca Ferro Jorge, Diogo Côrte, Ana Hormigo, Beatriz Milheiro, Carolina Gonçalves, Inês Ascensão, Maria Inês Rosário, Bárbara Carriço, Bruno Gonçalves, Noel Gonçalves, António Jorge, Anabela Antunes, Nuno Belo e ainda Ricardo Louro.
Um dos momentos altos da noite foi a homenagem ao judoca Ricardo Louro, o primeiro atleta masculino medalhado em campeonatos nacionais, da história do distrito e o mais medalhado em competições nacionais.
O prémio foi entregue pelo presidente da Câmara de Castelo Branco, aos seus avós, Joaquim Almeida e Silvina Almeida.
O presidente da Federação Portuguesa de Judo entregou o Prémio Atleta Excelência à judoca Ana Hormigo pela prestação, dedicação, resultados nacionais e internacionais alcançados e o presidente do Comité Paralímpico de Portugal entregou o Prémio Atleta Excelência ao judoca Diogo Côrte pelos 2 títulos europeus alcançados em representação da Escola de Judo Ana Hormigo.
Outro momento emotivo da noite foi a entrega, a título póstumo, do prémio “Encarregado de Educação Excelência” ao pai Ernesto Milheiro pelo empenho, dedicação e excelente contributo voluntário na constituição, criação e crescimento da Escola de Judo Ana Hormigo.
O prémio foi recebido pelas suas filhas, Mariana Milheiro e Beatriz Milheiro.
A Escola de Judo Ana Hormigo entregou ainda os Prémios de Reconhecimento, Mérito e Parceria pela colaboração, contributo e confiança, a diversas entidades, nomeadamente: Instituto Português da Juventude, Comité Olímpico de Portugal, Comité Paralímpico de Portugal, Federação Portuguesa de Judo, Associação Distrital de Judo de Castelo Branco, Câmara Municipal de Castelo Branco, Junta de Freguesia de Castelo Branco, Junta de Freguesia de São Vicente da Beira, Junta de Freguesia de Louriçal do Campo, União de Freguesias do Ninho do Açor e Sobral do Campo, Junta de Freguesia do Ladoeiro, Special Olympics Portugal, ANDDI – Associação Nacional de Desporto Para a Deficiência Intelectual, APPACDM de Castelo Branco, Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Jardim Escola João de Deus de Castelo Branco, Jardim de Infância Dr. Alfredo Mota, Jardim de Infância “O Pimpão”, Jardim de Infância “Era Uma Vez”, Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira, Associação de Paintball de Castelo Branco Relâmpagos, Agrupamento de Escoteiros Portugueses Grupo 170 de São Vicente da Beira, Lar de Jovens de Castelo Branco, Tori Sport Material Desportivo, e em especial à Associação de Pais da Escola de Judo Ana Hormigo.
Momento de apagar as velas do 10º aniversário

Ainda antes do Bolo de aniversário foi anunciado a atribuição do estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social, à Associação Escola de Judo Ana Hormigo no corrente mês, pela sua capacidade de respostas sociais, nomeadamente na inclusão de pessoas com deficiência e no combate à exclusão social através da prática do Judo.
A animação da noite esteve ao encargo da Banda 3, com os músicos Carlos Veríssimo e José Paulo e dos 2 apresentadores judocas Beatriz Riscado e Miguel Raposo.
Fotos: Nelson Canilho

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: