16.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Março 2, 2021
No menu items!
Início Cultura Vhils homenageia oleiros em projeto de arte pública em Atalaia na Barquinha

Vhils homenageia oleiros em projeto de arte pública em Atalaia na Barquinha

A primeira intervenção artística em espaço público do projeto ARTEJO está concluída.
A obra do artista português Alexandre Farto (Vhils) foi executada nos últimos dias e já pode ser apreciada pelo público desde o dia 16 de abril em Atalaia, concelho de Vila Nova da Barquinha.
O trabalho que faz homenagem aos oleiros, uma profissão com grande expressão naquela vila, tem como base uma fotografia de Pérsio Basso, fotógrafo da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.
O registo datado de 2008 retrata João Caetano, o último dos oleiros de Atalaia, a moldar o barro na sua roda manual, num processo completamente artesanal.
O ARTEJO é um projeto artístico com a comunidade, promovido em parceria com a Fundação EDP e a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha e surge integrado no ARTE PÚBLICA Fundação EDP, um programa com âmbito nacional e orientação para territórios de baixa densidade, como instrumento de inclusão social.
O ARTEJO pretende democratizar o acesso à arte e permitir o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local através da realização de intervenções artísticas em espaço público.

Trabalho de Vhils em foto de Pérsio Basso

No concelho de Vila Nova da Barquinha serão ainda desenvolvidas outras 10 intervenções artísticas distribuídas pelas quatro freguesias – Atalaia, Praia do Ribatejo, Tancos e Vila Nova da Barquinha, a cargo dos artistas Manuel João Vieira, Violant e Carlos Vicente.
O trabalho dos artistas dará forma a um roteiro de arte pública, que integrará as 11 esculturas do Parque de Escultura Contemporânea Almourol, desenvolvido também em parceria com a Fundação EDP e com curadoria de João Pinharanda.
Foto de destaque: Carlos Vicente
 

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: