A primeira intervenção artística em espaço público do projeto ARTEJO está concluída.
A obra do artista português Alexandre Farto (Vhils) foi executada nos últimos dias e já pode ser apreciada pelo público desde o dia 16 de abril em Atalaia, concelho de Vila Nova da Barquinha.
O trabalho que faz homenagem aos oleiros, uma profissão com grande expressão naquela vila, tem como base uma fotografia de Pérsio Basso, fotógrafo da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.
O registo datado de 2008 retrata João Caetano, o último dos oleiros de Atalaia, a moldar o barro na sua roda manual, num processo completamente artesanal.
O ARTEJO é um projeto artístico com a comunidade, promovido em parceria com a Fundação EDP e a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha e surge integrado no ARTE PÚBLICA Fundação EDP, um programa com âmbito nacional e orientação para territórios de baixa densidade, como instrumento de inclusão social.
O ARTEJO pretende democratizar o acesso à arte e permitir o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local através da realização de intervenções artísticas em espaço público.
No concelho de Vila Nova da Barquinha serão ainda desenvolvidas outras 10 intervenções artísticas distribuídas pelas quatro freguesias – Atalaia, Praia do Ribatejo, Tancos e Vila Nova da Barquinha, a cargo dos artistas Manuel João Vieira, Violant e Carlos Vicente.
O trabalho dos artistas dará forma a um roteiro de arte pública, que integrará as 11 esculturas do Parque de Escultura Contemporânea Almourol, desenvolvido também em parceria com a Fundação EDP e com curadoria de João Pinharanda.
Foto de destaque: Carlos Vicente
Vhils homenageia oleiros em projeto de arte pública em Atalaia na Barquinha
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on