23.3 C
Castelo Branco
Domingo, Setembro 27, 2020
No menu items!
Início Cultura Yola Vale participa em Simpósio Internacional na Rússia

Yola Vale participa em Simpósio Internacional na Rússia

Yola Vale, artista que reside e trabalha em Proença-a-Nova, foi a única portuguesa de uma lista restrita de 11 artistas internacionais convidada para participar no Simpósio Internacional de Cerâmica , que terá lugar na Rússia entre 18 de junho e 2 de julho.
Da lista de selecionados estão artistas provenientes da Croácia, Lituânia, Japão e Rússia.
“Foi com grande alegria e entusiasmo que recebi a notícia de ter sido uma das onze artistas selecionadas para participar no Simpósio Internacional de Arte “Baycal-CeraMystica-2018”, na Rússia”, afirma Yola Vale.
Esta é a 6ª edição deste evento internacional organizado pelo Ministério da Cultura russo e pela Ministério da Cultura e Arquivos da Região de Irkutsk, cujos objetivos são divulgar, desenvolver e melhorar a cooperação internacional, facilitar o intercambio cultural e a partilha de experiências entre os diferentes ceramistas oriundos de diversos países e com experiências profissionais distintas, assim como potenciar a nível turístico o território de Lake Baikal, Olhhon Island, Khuzhir Village, na Sibéria, local onde decorrerá este evento.
Em 2017, Yola Vale foi a única portuguesa selecionada para participar na 3ª Bienal Internacional de Cerâmica na Bélgica e foi ainda premiada na Bienal Internacional Mulheres D’Artes 2017, realizado no Fórum de Arte e Cultura de Espinho, com o Grande Prémio Tapeçarias Ferreira de Sá, atribuído à obra “Attraction I e II”, obra essa que integrou a sua exposição de cerâmica contemporânea “Fragmentos Suspensos”.
Natural de Espinho, a artista escolheu o Centro de Artes e Ofícios de Sobreira Formosa para trabalhar.
No ano passado foi desafiada pelo Município para contribuir para a reabilitação das “Escadinhas do Duque”, localizadas junto ao Largo dos Bombeiros, intitulado “Entre o céu e a terra” e que representa a sua primeira obra pública.
Licenciada em Escultura pela Universidade das Artes em Coimbra, desce cedo percebeu que a alquimia do processo cerâmico se tornaria a sua paixão.
A inspiração para os seus trabalhos em cerâmica contemporânea surge nas viagens que realiza ou simplesmente na natureza.
Em Portugal, Yola Vale está representada no Museu Cargaleiro/ Coleção da Fundação Manuel Cargaleiro, assim como em diversos museus e coleções públicas e privadas no país e no estrangeiro.
*Foto: Cedida por Yola Vale
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

EM TRÂNSITO – artes performativas para novos públicos Y A CAMINHO DO Y

O EM TRÂNSITO é um novo espaço de programação que concilia espetáculos referenciais da criação contemporânea com a formação de novos públicos,...

Covid-19: Restaurantes pedem às 308 autarquias autorização para esplanadas cobertas no inverno através da PRO.VAR

A Associação Nacional de Restaurantes PRO.VAR enviou hoje um pedido urgente a todas as câmaras municipais para que autorizem a utilização de...

Covid-19: PCP alega que há tentativa de regredir décadas em direitos com “novo normal”

O secretário-geral do PCP alegou hoje que a pandemia de covid-19 está a ser utilizada como pretexto para se tentar fazer regredir...

Ministra da Coesão Territorial reafirma IC31 em Idanha-a-Nova

II Jornadas do Interior A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, reiterou esta sexta-feira, 25 de setembro, em...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: