10 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Março 8, 2021
No menu items!
Início Cultura Yola Vale participa em Simpósio Internacional na Rússia

Yola Vale participa em Simpósio Internacional na Rússia

Yola Vale, artista que reside e trabalha em Proença-a-Nova, foi a única portuguesa de uma lista restrita de 11 artistas internacionais convidada para participar no Simpósio Internacional de Cerâmica , que terá lugar na Rússia entre 18 de junho e 2 de julho.
Da lista de selecionados estão artistas provenientes da Croácia, Lituânia, Japão e Rússia.
“Foi com grande alegria e entusiasmo que recebi a notícia de ter sido uma das onze artistas selecionadas para participar no Simpósio Internacional de Arte “Baycal-CeraMystica-2018”, na Rússia”, afirma Yola Vale.
Esta é a 6ª edição deste evento internacional organizado pelo Ministério da Cultura russo e pela Ministério da Cultura e Arquivos da Região de Irkutsk, cujos objetivos são divulgar, desenvolver e melhorar a cooperação internacional, facilitar o intercambio cultural e a partilha de experiências entre os diferentes ceramistas oriundos de diversos países e com experiências profissionais distintas, assim como potenciar a nível turístico o território de Lake Baikal, Olhhon Island, Khuzhir Village, na Sibéria, local onde decorrerá este evento.
Em 2017, Yola Vale foi a única portuguesa selecionada para participar na 3ª Bienal Internacional de Cerâmica na Bélgica e foi ainda premiada na Bienal Internacional Mulheres D’Artes 2017, realizado no Fórum de Arte e Cultura de Espinho, com o Grande Prémio Tapeçarias Ferreira de Sá, atribuído à obra “Attraction I e II”, obra essa que integrou a sua exposição de cerâmica contemporânea “Fragmentos Suspensos”.
Natural de Espinho, a artista escolheu o Centro de Artes e Ofícios de Sobreira Formosa para trabalhar.
No ano passado foi desafiada pelo Município para contribuir para a reabilitação das “Escadinhas do Duque”, localizadas junto ao Largo dos Bombeiros, intitulado “Entre o céu e a terra” e que representa a sua primeira obra pública.
Licenciada em Escultura pela Universidade das Artes em Coimbra, desce cedo percebeu que a alquimia do processo cerâmico se tornaria a sua paixão.
A inspiração para os seus trabalhos em cerâmica contemporânea surge nas viagens que realiza ou simplesmente na natureza.
Em Portugal, Yola Vale está representada no Museu Cargaleiro/ Coleção da Fundação Manuel Cargaleiro, assim como em diversos museus e coleções públicas e privadas no país e no estrangeiro.
*Foto: Cedida por Yola Vale
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: