20.4 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Junho 21, 2021
No menu items!
InícioNacionalIPDJ comemora hoje o Dia do Associativismo Jovem em Cascais

IPDJ comemora hoje o Dia do Associativismo Jovem em Cascais

O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), em parceria a Câmara Municipal de Cascais, com o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e a Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ) comemoram a 14ª edição do Dia do Associativismo Jovem, que se celebra a 30 de abril.
Tema desta edição: O Associativismo Jovem pelo Ambiente.
Este ano, pretende-se assinalar o dia, no âmbito de Cascais 2018 – Capital Europeia da Juventude 2018.
Do programa fazem ainda parte atividades regionais, a realizar em todos os distritos do país, com atividades promovidas pelo IPDJ em articulação com associações de jovens.
Para celebrar esta data, a Direção Regional do Centro, em parceria com a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra, irá realizar uma ação de sensibilização e limpeza, na Praia da Claridade – Figueira da Foz.
Também em todos os Serviços Desconcentrados do IPDJ / DRC será plantada uma árvore, evento simbólico de sensibilização, no âmbito da temática escolhida para este ano “O Associativismo Jovem pelo Ambiente”, onde se pretende:

  • afirmar a ligação entre o trabalho associativo dos jovens e a educação e cidadania ambiental,
  • estimular o conhecimento e a prevenção em temáticas ambientais,
  • enfatizar a importância da vigilância e limpeza florestais e estimular a intervenção associativa em meio ambiental além de fomentar o conhecimento do meio associativo, e incentivar a adesão de jovens não associados.

Refira-se que  este dia se assinala desde 2002 e visa reforçar a importância do associativismo como escola de cidadania participativa e veículo de aprendizagem social.
Visa também, sublinhar o papel dos jovens na promoção dos valores democráticos e reconhecer e promover a atividade do movimento associativo jovem e estimular nos jovens o gosto pela intervenção cívica e fomentar os valores e competências adquiridas na atividade associativa.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: