Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Outubro 15, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Anta do Vale do Alvito recebeu encenação pré-histórica

Anta do Vale do Alvito recebeu encenação pré-histórica
José Lagiosa

A Anta do Vale do Alvito, nas Moitas, recebeu a primeira Visita Guiada e Encenada, organizada pelo Município de Proença-a-Nova, que juntou 100 participantes.

Os participantes foram divididos em dois percursos de diferentes graus de dificuldade, que caminharam até a Anta do Vale do Alvito onde assistiram à encenação protagonizada pelo grupo Vivarte, no domingo, 15 de abril.

As sepulturas megalíticas eram constituídas por uma câmara funerária delimitada por grandes esteios de xisto, ocultos por um monte artificial de terra ou argila – mamoa – à qual se acedia por um corredor ladeado por pedras mais pequenas.

Junto dos defuntos eram colocados artefactos de pedra de uso quotidiano – machados, ponta de seta, colares e vasos cerâmicos.

Nesta encenação assistiu-se à preparação do ritual, foi possível perceber que a base económica destas comunidades assentava, maioritariamente, na caça e a organização do grupo para o fornecimento de matérias-primas necessárias aos afazeres do dia-a-dia.

No final receberam as Antinhas, um biscoito elaborado por uma artesã local feito à base de farinha, ovos, açúcar, aguardente de medronho, azeite e pistachos que simbolicamente representa os monumentos megalíticos do concelho de Proença-a-Nova.

A viagem seguiu para o Centro Ciência Viva da Floresta, onde foi instalada uma réplica de uma anta e que funcionará como módulo exterior do centro e que estará disponível para visita. Neste local os visitantes puderam ajudar a carregar as pedras juntamente com os neolíticos para construírem a anta que iria receber o companheiro de caça falecido.

Ao longo deste ano serão ainda promovidas outras Rotas Guiadas e Encenadas do projeto Beira Baixa Cultural,

As próximas viagens no tempo acontecerão a 3 e 5 de maio com a recriação histórica da Lenda do Santo Lenho.

No programa desta proposta está uma conversa com o professor António Manuel Martins, visita à Igreja da Misericórdia onde está exposto o Santo Lenho, a recriação histórica da história de Pedro da Fonseca, pelo grupo de teatro Váatão e um mercadinho de época, entre outras iniciativas.

 

 

Comentar