Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Abril 8, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Centenário das Escolas na Linhaceira promove Prémio Literário nacional

Centenário das Escolas na Linhaceira promove Prémio Literário nacional
José Lagiosa

Haverá três vencedores nacionais, três do concelho de Tomar e três da freguesia de Asseiceira, nos escalões de adultos, jovens e crianças. Terão que escrever um texto de ficção sobre o tema A Escola, mas o trabalho pode incluir outras expressões artísticas. Os premiados serão publicados em livro e vão ganhar estantes e prateleiras repletas de livros.

Já está em curso, mais uma iniciativa das comemorações do Centenário das Escolas na Linhaceira, neste caso, o Prémio Literário A Escola.

Hoje o maior aglomerado populacional do concelho a seguir à cidade, a aldeia teve um desenvolvimento significativo no último século para o qual o surgimento da escola, seu primeiro equipamento colectivo, foi determinante.

Por outro lado, é um caso ímpar na vida literária num lugar da sua dimensão, com diversos autores no activo, vários projectos editorais nos últimos trinta anos, incluindo uma revista literária, além de ser o local onde nasceram iniciativas mais amplas relacionadas com os livros como O Contador de Histórias e A Poesia Não Tem Grades.

Motivos mais do que suficientes para a aposta na criação de um Prémio que incentive a escrita e a leitura, mas também que ajude a destacar a Escola, valorizando-a enquanto espaço de vivências de alguma forma marcantes para todos nós.

Podem concorrer todos os cidadãos portugueses, independentemente do país onde residam, e cidadãos estrangeiros residentes em Portugal, divididos em três escalões: Infantil (até aos 10 anos de idade), Juvenil (dos 11 aos 17 anos) e Adulto (a partir dos 18 anos).

Para participar, os concorrentes deverão escrever uma história em língua portuguesa que aborde de alguma forma o tema “A escola”.

O texto (que pode incluir outras expressões artísticas, como a ilustração, fotografia, banda desenhada, etc.) deverá ter no máximo 60 páginas A4.

No mínimo, deverá ter 1 página no escalão Infantil, 3 páginas no Juvenil e 5 páginas no Adulto.

O júri, que será constituído por cinco especialistas em livros e literatura, terá em conta a originalidade, qualidade literária e bom domínio da língua e atribuirá três categorias de prémios: Local (para autores nascidos ou residentes na freguesia de Asseiceira), Concelhia (para autores nascidos ou residentes no concelho de Tomar) e Nacional.

Assim, haverá nove premiados, acumuláveis (isto é, quem concorre a nível local e concelhio pode também ganhar o prémio nacional), que serão publicados em livro.

Todos eles receberão no mínimo uma prateleira em madeira recheada de livros, sendo que o vencedor nacional adulto receberá garantidamente uma estante em madeira e os livros para a preencher.

Os trabalhos deverão ser enviados em formato digital com a indicação do escalão e da categoria na primeira página e assinados com pseudónimo até ao final do dia 15 de Julho de 2018 para o e-mail [email protected] numa mensagem com o trabalho concorrente num ficheiro anexo, acompanhado de outro anexo com os dados pessoais.

Cartaz do Prémio Literário

O regulamento completo deve ser lido em https://bibliotecalinhaceira.blogspot.pt, sendo qualquer dúvida esclarecida através do e-mail acima referido.

A entrega de prémios decorrerá no mês de Outubro, no âmbito das comemorações do Centenário, iniciativa conjunta da Associação de Pais e Amigos das Escolas de Linhaceira, Associação Cultural e Recreativa de Linhaceira, Junta de Freguesia de Asseiceira e Município de Tomar.

 

Comentar