9.3 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 25, 2024
No menu items!
InícioCulturaFesta da literatura, dos livros e da leitura

Festa da literatura, dos livros e da leitura

Castelo Branco vai estar em festa, na semana que amanhã começa.

Chega ao concelho, à cidade e às suas escolas, no dia 11, aquela que é já a sexta edição do Festival Literário Fronteira.
Desde 2013 o Fronteira tem-se imposto, tem trazido autores e divulgado, livros e leituras.
Entre a próxima quarta-feira e sábado, a cidade transfigura-se e respira-se cultura.
Tenho o privilégio de acompanhar o Festival desde a sua primeira edição. Mais do que acompanhá-lo, tenho-o entranhado de ano para ano.
Quando em 2013, “brincava” ao jornalismo, no jornal Gazeta do Interior, estava longe de imaginar que ao aceitar ser parceiro do Fronteira, estava a traçar uma linha de colaboração com a Booktailors que persistiria no tempo.
Em 2014, ao aceitar ser director adjunto do Jornal de Oleiros, levei comigo a parceria e também este órgão, passou a estar ligado ao Festival.
Mas como parar é morrer, pelo menos assim diz o ditado, aceitei em janeiro de 2015, reactivar de uma forma permanente, séria e o mais profissional que me é possível, um projeto editorial online, propriedade do meu amigo e companheiro, Carlos Castela, o Beiranews, colocando como única condição trazer comigo para esta página e para aqueles milhares de pessoas que são hoje o corpo fundamental deste projeto, os nossos leitores, a parceria com o Fronteira.
Do Minho ao Algarve, passando pelos países de expressão portuguesa, com grande ênfase em Angola, Moçambique e Brasil, mas igualmente junto das comunidades portuguesas por toda a Europa e com enorme prazer no longínquo Timor Leste, em todo o lugar que se fale português, há sempre alguém que nos acompanha.
E connosco todos os anos tem ido, até esses territórios e aos portugueses que por lá labutam, um pouco do Festival Literário de Castelo Branco.
O ano passado alcançámos o estatuto de Media Partner Principal e este ano, somos repetentes na distinção que a Booktailors nos atribui, fruto do reconhecimento de muito trabalho que desenvolvemos, não só nos dias em que decorre o festival, mas igualmente na preparação editorial, divulgação e lançamento de cada uma das edições do Fronteira.
Em 2019, o Festival Literário de Castelo Branco, fazendo uso do nome que adotou desde a primeira hora, pensa internacionalizar-se, atravessando a fronteira em terras raianas, até à região da Extremadura Espanhola.
Cá estaremos, assim seja, igualmente, a vontade da Booktailors para ajudar a percorrer este novo caminho em terras ibéricas.
Até lá, é tempo de desfrutar desta 6ª edição do Fronteira-Festival Literário de Castelo Branco, no ano em que “faz uma avaliação do que mudou, ou não, 20 anos volvidos sobre a atribuição do Prémio Nobel a José Saramago”.
Como se lê na apresentação da edição, deste ano de 2018, “em 1998 a festa foi bonita”
Com esta parceria vamos ajudar a fazer mais uma festa bonita.
Vamos lá então! Com muitas conversas, muitos livros e grandes e boas leituras.

*José Lagiosa, diretor beiranews.pt

 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading