Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

BeiraNews | Outubro 21, 2018

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Filipa Melo diz que Portugal está a perder influência no ensino do português no Mundo

Filipa Melo diz que Portugal está a perder influência no ensino do português no Mundo
José Lagiosa

A escritora Filipa Melo manifestou, hoje em Castelo Branco, que Portugal está a perder influência no ensino do português em detrimento dos professores brasileiros.

Filipa Melo era entrevistada por Pedro Vieira, no âmbito do Fronteira- Festival Literário de Castelo Branco, tendo como tema base, “A lusofonia é uma ficção?”.

Apesar de nascida em Angola, Filipa Melo, tem fortes ligações familiares e emotivas a Cabo Verde, onde os seus antepassados chegaram à ilha de Santo Antão, ainda no século XIX.

A família originária de judeus, por lá assentou residência. A também jornalista ainda tem, na ilha tios escritores com bastante importância no mundo literário.

Foram aliás, os judeus desterrados para Cabo Verde que ajudaram a povoar o arquipélago.

“Ali reinventaram uma terra mágica”, salientou.

Em relação à lusofonia, Filipa Melo, disse mesmo não saber o que significa lusofonia? E questiona se “são as pessoas que falam a mesma língua? Ou são os países que pensam uma língua comum?”.

Relembrou, igualmente que o português é a 6ª língua mais falada no mundo, sendo que a sua força no estrangeiro, são os nossos emigrantes.

Já “nas universidades estrangeiras, o Brasil ocupou o espaço deixado pelo desinvestimento de Portugal”, afirmou.

Finalmente Filipa Melo terminou, chamando a atenção de que “a comunhão literária, passa pela transversalidade entre os autores que escrevem em português”.

*Foto: Booktailors

 

 

Comentar