10.9 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioNacionalÉpoca balnear arranca hoje em Cascais, mas na maioria das praias só...

Época balnear arranca hoje em Cascais, mas na maioria das praias só em junho

A época balnear tem início hoje nas praias de Cascais, decorrendo até 15 de outubro, enquanto na maioria dos municípios a abertura do período está prevista para junho, com exceção de Albufeira (Algarve) a 15 de maio.
“Como é costume desde há alguns anos, a época balnear nas praias de uso balnear arranca a 01 de maio, porque há uma procura por parte das pessoas e queremos assegurar a qualidade e a segurança”, explicou à Lusa o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras.
O autarca acrescentou que, além dos concessionários fazerem um esforço para antecipar as condições para receberem os utentes, também a questão da segurança sai reforçada para os banhistas, incluindo em setembro e outubro, quando se registam alterações das marés
Nesse sentido, em articulação com a Capitania do Porto de Cascais, o presidente da autarquia continua a procurar cumprir os objetivos alcançados nos anos anteriores de “não ter acidentes mortais na época balnear”.
Segundo avançou a autarquia, nas 13 praias balneares em que terá início a época balnear a qualidade da água apresenta resultados de “excelente”, com base em 630 análises à qualidade da água nas praias de Cascais.
Nas praias do Abano (Guincho) e Bafureira (São Pedro do Estoril) não será instituído período balnear, respetivamente devido à falta de areia e instabilidade de arribas, apesar de a zona ser incluída na vigilância costeira pontual das autoridades marítimas.
As 13 praias vão dispor de 56 nadadores salvadores, com a câmara a suportar 50% das despesas em maio e outubro, nos períodos fora da época oficial, assegurando ainda a autarquia os encargos integrais com cinco nadadores salvadores em praias não concessionadas.
A maioria das praias portuguesas costuma iniciar a época balnear durante o mês de junho, competindo às câmaras municipais definir o período oficial em cada praia, que constará de uma portaria a publicar em Diário da República.
O Ministério do Ambiente informou que a portaria que regula o período da época balnear em 2018 “aguarda publicação” e, em relação aos municípios que tenham decidido antecipar a abertura, acrescentou apenas que “a época balnear varia de praia para praia”.
A autarquia de Albufeira, distrito de Faro, anunciou que a época balnear vai decorrer “em período alargado, entre 15 de maio e 15 de outubro”.
Numa nota no ‘site’ da câmara, o presidente do município, José Carlos Rolo sublinha que o alargamento do período balnear “é muito importante pela visibilidade” a nível nacional e internacional, mas representa responsabilidade acrescida para manter o “patamar de excelência”.
*Lusa / Foto: ANTÓNIO PEDRO SANTOS

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading