14.4 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 25, 2021
No menu items!
Início Nacional "Os Verdes" questionam Governo sobre poluição em albufeira de Castelo Branco

"Os Verdes" questionam Governo sobre poluição em albufeira de Castelo Branco

O Partido Ecologista “Os Verdes” questionou hoje o Governo sobre a situação de poluição recorrente na albufeira de Santa Águeda, em Castelo Branco, cujo último episódio surgiu na terça-feira, com dezenas de peixes mortos.

No documento enviado à agência Lusa, a deputada Heloísa Apolónia quer saber quando é que o Ministério do Ambiente e por que via teve conhecimento da situação de cor esverdeada das águas da albufeira de Santa Águeda, da qual exalam maus odores fortes e onde foram encontradas várias espécies mortas, com predominância de peixes.

Segundo a associação ambientalista Quercus, dezenas de peixes apareceram mortos nos últimos dias na albufeira de Santa Águeda e a água apresenta uma coloração verde e um cheiro nauseabundo

Heloísa Apolónia sublinha que a suspeita, segundo a organização ambientalista e a população local, recai sobre a pulverização de herbicidas nas cerejeiras, que ficam a uma curta distância da água da barragem, a partir da qual se faz abastecimento público de água para concelhos como Castelo Branco, Fundão, Idanha-a-Nova ou Vila Velha de Ródão.

“A população, em face de uma situação desta natureza, começa a duvidar da qualidade da água para consumo. O que tem o Ministério do Ambiente a dizer sobre estas dúvidas e receios legítimos”, questiona.

A deputada quer saber que medidas foram tomadas pelo Ministério do Ambiente no sentido de perceber as causas desta profunda perturbação ambiental” e pergunta ainda se a tutela tem consciência que a pulverização das cerejeiras com herbicidas tem impacto direto sobre a água da albufeira.

“A que distância da albufeira se encontram as mais próximas culturas de cerejeiras? Está respeitado o perímetro de proteção da albufeira”, lê-se no documento.

Por último, Heloísa Apolónia quer também saber se é verdade que a APA foi chamada ao local e não procedeu, de imediato, à recolha de amostras para análises e, em caso afirmativo, quer saber o porquê dessa situação.

*Lusa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: