16.6 C
Castelo Branco
Domingo, Outubro 17, 2021
No menu items!
InícioCulturaSeminário debate envelhecimento ativo e associativismo em Ródão

Seminário debate envelhecimento ativo e associativismo em Ródão

O envelhecimento ativo e a importância do associativismo estarão em discussão num seminário que realiza na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, no próximo dia 11 maio, pelas 9h00.
A iniciativa é organizada no âmbito do projeto de estágio da aluna do 3ºano da licenciatura em Serviço Social da Escola Superior de Educação de Castelo Branco e estagiária do Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão e visa debater a questão do envelhecimento ativo, procurando definir do que se trata e em que pilares assenta este conceito.
Ao mesmo tempo, será abordado o tema da estimulação cognitiva da sociedade, não numa perspetiva institucional, mas tendo em conta os idosos que ainda residem em suas casas.
Neste sentido, analisar-se-á da importância do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, sendo ainda apresentado o projeto Incognus da Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão.
Os benefícios do envelhecimento ativo na saúde e bem-estar e o contributo do associativismo para esta causa são outros dos tópicos em discussão.
Serão apresentados os resultados de questionários aplicados às associações do concelho de Vila Velha de Ródão, através dos quais se procurou apurar qual a perspetiva das mesmas em relação ao seu contributo, não só para o desenvolvimento local, mas também para o envelhecimento positivo.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: