É já amanhã, dia 4, pelas 9h30, que começa no Complexo Cultural da Levada mais uma edição do Bibliotecando em Tomar.
Esta é uma iniciativa conjunta dos agrupamentos de escolas Templários e Nuno de Santa Maria, do Município de Tomar, do Centro de Formação de Professores “Os Templários”, do Centro Nacional de Cultura, do Instituto Politécnico de Tomar e da Rede de Bibliotecas Escolares.
Com o tema “Ética & Estética: leituras possíveis”, o encontro contará com uma conferência de abertura com o presidente da Comissão de Honra, Guilherme d’Oliveira Martins e Teresa Andresen, prolongando-se até sábado com as participações de um vasto conjunto de especialistas.
Do grego “ethos”, a palavra Ética congrega uma pluralidade de significados.
No seu cerne, a Ética consubstancia uma reflexão axiológica sobre o “bem” e o “mal” do comportamento humano e do complexo de valores que o devem pautar.
Subjacente a esse código de valores, a ética exprime um “dever ser”, que tem em vista nortear a consciência humana, no quadro da interação social e de todas as suas vicissitudes.
Enquanto disciplina filosófica, a Ética confronta o Homem com aquilo que este “deve fazer”, empregando técnicas e metodologias próprias.
Com efeito, se por um lado promove uma avaliação crítica de condutas para alcançar padrões comportamentais de carácter genérico, por outro, fornece os quadros e elementos argumentativos para refutar condutas censuráveis e para delimitar comportamentos exemplares.
Por seu turno, a Estética, do grego “aisthésis“, mergulha e reflete sobre a beleza, a arte e a perfeição.
Enquanto finalidade última da atividade humana, a Estética busca incessantemente tanto a essência como a perceção do “belo“, exacerbando os sentimentos e a relação do Homem com o mundo.
Cada época elege as suas narrativas que se constituem como espaços privilegiados da revelação pragmática dos sonhos, mas também dos temores, do Homem.
Neste contexto, argumentar sobre as diferentes e diversas realizações do “bom” e do “belo” e problematizar as leituras possíveis que decorrem do diálogo entre a Ética e a Estética, desde os seus paradoxos às suas virtudes, os seus contrastes e as suas similitudes, os seus vetores de afastamento e de interseção, é o que propomos nesta nona edição do Bibliotecando em Tomar.
Bibliotecando em Tomar debate ética e estética com alguns dos maiores especialistas nacionais
COMENTÁRIOS RECENTES
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on