14.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Março 3, 2021
No menu items!
Início Cultura Bibliotecando em Tomar debate ética e estética com alguns dos maiores especialistas...

Bibliotecando em Tomar debate ética e estética com alguns dos maiores especialistas nacionais

É já amanhã, dia 4, pelas 9h30, que começa no Complexo Cultural da Levada mais uma edição do Bibliotecando em Tomar.
Esta é uma iniciativa conjunta dos agrupamentos de escolas Templários e Nuno de Santa Maria, do Município de Tomar, do Centro de Formação de Professores “Os Templários”, do Centro Nacional de Cultura, do Instituto Politécnico de Tomar e da Rede de Bibliotecas Escolares.
Com o tema “Ética & Estética: leituras possíveis”, o encontro contará com uma conferência de abertura com o presidente da Comissão de Honra, Guilherme d’Oliveira Martins e Teresa Andresen, prolongando-se até sábado com as participações de um vasto conjunto de especialistas.
Do grego “ethos”, a palavra Ética congrega uma pluralidade de significados.
No seu cerne, a Ética consubstancia uma reflexão axiológica sobre o “bem” e o “mal” do comportamento humano e do complexo de valores que o devem pautar.
Subjacente a esse código de valores, a ética exprime um “dever ser”, que tem em vista nortear a consciência humana, no quadro da interação social e de todas as suas vicissitudes.
Enquanto disciplina filosófica, a Ética confronta o Homem com aquilo que este “deve fazer”, empregando técnicas e metodologias próprias.
Com efeito, se por um lado promove uma avaliação crítica de condutas para alcançar padrões comportamentais de carácter genérico, por outro, fornece os quadros e elementos argumentativos para refutar condutas censuráveis e para delimitar comportamentos exemplares.
Por seu turno, a Estética, do grego “aisthésis“, mergulha e reflete sobre a beleza, a arte e a perfeição.
Enquanto finalidade última da atividade humana, a Estética busca incessantemente tanto a essência como a perceção do “belo“, exacerbando os sentimentos e a relação do Homem com o mundo.

Programa de Bibliotecando em Levada, concelho de Tomar

Cada época elege as suas narrativas que se constituem como espaços privilegiados da revelação pragmática dos sonhos, mas também dos temores, do Homem.
Neste contexto, argumentar sobre as diferentes e diversas realizações do “bom” e do “belo” e problematizar as leituras possíveis que decorrem do diálogo entre a Ética e a Estética, desde os seus paradoxos às suas virtudes, os seus contrastes e as suas similitudes, os seus vetores de afastamento e de interseção, é o que propomos nesta nona edição do Bibliotecando em Tomar.
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: