9.6 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Março 1, 2021
No menu items!
Início Nacional Proença-a-Nova prepara a Festa do Muncípio para junho

Proença-a-Nova prepara a Festa do Muncípio para junho

Turismo e Empreendedorismo no Interior é o tema de 2018

A Festa do Município de Proença-a-Nova do corrente ano, que se realiza entre 8 a 10 de junho tem como tema central o “Turismo e Empreendedorismo no interior” foi anunciado na apresentação oficial que decorreu no dia 4 de maio na Praia Fluvial da Fróia.
“Neste certame, que marca o calendário anual de eventos, destacamos dois setores muito relevantes para a capacidade de criar valor e riqueza no nosso território. O turismo e empreendedorismo são a mão armada do setor privado de ser empreendedor e tirar partido dos nossos recursos naturais e endógenos, atraindo dessa forma turistas”, afirmou João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.
Do programa fazem parte a conferência “Turismo e Empreendedorismo no Interior”, no dia 8, que trará a Proença-a-Nova profissionais das duas áreas.

O presidente João Lobo mostrou aos jornalistas como se faz

Serão igualmente convidados os empreendedores locais, a apresentarem a sua atividade em prol da economia e do turismo do concelho.
Esta conferência, dedicada à atitude empreendedora, pretende assim juntar empresários, empreendedores e líderes associados à criação de estruturas chave para o desenvolvimento da cultura do empreendedorismo e das ferramentas indispensáveis à implementação de projetos. Será ainda relançada a incubadora “Inova Startup Proença” e apresentado o Programa de Revitalização do Pinhal Interior da Unidade de Missão para a Valorização do Interior.
“Pretende‐se que Proença‐a‐Nova seja um concelho com vocação turística, pois possui fatores de atração à escala nacional, polos de visita e uma dinâmica capaz de contribuir para a fixação de pessoas e para a criação de novos postos de trabalho.Embora o turismo esteja dependente da intervenção de um conjunto alargado de agentes, cabe ao Município um papel promotor, tanto pelas competências específicas que lhe estão atribuídas como pela responsabilidade de envolver o sector privado”, conclui João Lobo.
Na música, os cabeças de cartaz da Festa do Município 2018 são António Zambujo, Mafalda Arnauth e António Atáide e a dupla de DJ’s Kiss Kiss Bang Bang.
Destaque também para a cozinha ao vivo com Pedro Jorge, concorrente do Masterchef Júnior, e Nuno Sabino, que confecionará pratos com peixe do rio, divulgando também o 1º Festival de Peixe do rio que acontecerá 7 de julho.
A Festa do Município dá a oportunidade aos artistas naturais ou com raízes em Proença-a-Nova se apresentarem ao público.
Este ano não é exceção e o programa conta com a presença dos Soul Brothers Empire, Nuno Reis, Teorema, Amigos do Presidente, Mário & Companhia e o DJ Kamix.
Do concelho vizinho da Sertã, apresenta-se o grupo Bonnie and Clyde`s gang.
Nesta edição da Festa do Município, além dos espaços das tasquinhas e de artesanato, haverá ainda um espaço dedicado aos alojamentos locais, aos empresários e aos produtores da marca Proença-a-Nova Origem reunidos num espaço comum de divulgação.
No primeiro dia, sexta-feira, acontece a habitual aula de encerramento da Ginástica Sénior, que reúne os atletas das 17 turmas desta atividade e ao longo do mês de maio realizam-se as várias jornadas da XII Taça do Município, uma competição que envolve equipas das associações do concelho e que pretende promover os equipamentos desportivos e o espírito de competição entre todos os participantes.
A fase final da XII Taça do Município joga-se a 9 e 10 de junho.
Nas iniciativas promovidas pelas coletividades, destaque para o Passeio de Motos Antigas, promovido pela Sobreirodas e a tradicional Volta ao Vale Serrão, um passeio de BTT organizado pelos Pênêvês.
bty

Mas as atividades não se ficam por aqui, animação de rua, concertinas, programas infantis, demonstração de desportos de aventura, parque radical, dança e atividades circenses são algumas das propostas que serão constantes e enriquecem o programa festivo.
Destaque para o teatro de rua “Caminho Marítimo para a Desgraça”, integrado no XIII Festival de Teatro e para os ateliers promovidos pelo Centro Ciência Viva da Floresta.
Esta edição da Festa do Município conta ainda com a transmissão em direto do programa de televisão da TVI “Somos Portugal” que acompanhará a festa no domingo.
*Fotos. beiranews.pt
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: