10.6 C
Castelo Branco
Terça-feira, Março 9, 2021
No menu items!
Início Nacional Quase todas as regiões do país em risco de exposição UV muito...

Quase todas as regiões do país em risco de exposição UV muito elevado

Portugal apresenta esta quarta-feira um risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) ‘muito elevado’ em praticamente todo o território, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Apenas o distrito de Faro tem um risco inferior, mas que, mesmo assim, é ‘elevado’, adianta a informação do IPMA publicada no seu ‘site’.
Para as regiões com risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é ‘baixo’, 3 a 5 (‘moderado’), 6 a 7 (‘elevado’), 8 a 10 (‘muito elevado’) e superior a 11 (‘extremo’).
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para esta quarta-feira céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado nas regiões do interior durante a tarde, e condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros dispersos e trovoada nas regiões do interior durante a tarde.
O vento deverá soprar fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante norte, soprando moderado a forte (até 45 km/h) no litoral oeste, com rajadas até 80 km/h a norte do Cabo Raso a partir da tarde, e nas terras altas.
Prevê-se ainda neblina ou nevoeiro em especial no litoral, dissipando-se a partir do início da manhã, e uma descida da temperatura máxima no litoral oeste.
Para os Açores, grupo ocidental, as previsões apontam para céu muito nublado com abertas, especialmente para a tarde. e vento sudoeste bonançoso (10/20 km/h), tornando-se moderado (20/30 km/h).
No grupo central são esperados períodos de céu muito nublado com abertas e possibilidade de neblinas na madrugada e início da manhã, especialmente na costa sul das ilhas.Vento sudoeste fraco a bonançoso (05/20 km/h).
Para o grupo oriental, prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas, aumentando de nebulosidade ao longo da tarde, e aguaceiros fracos para o fim do dia.Vento fraco (05/10 km/h).
Na Madeira, o céu apresentar-se-á geralmente muito nublado, prevendo-se aguaceiros em geral fracos nas vertentes norte e terras altas. O vento soprará moderado a forte (25 a 40 km/h) do quadrante norte.
As temperaturas máximas previstas para hoje são de 24 graus celsius em Lisboa, 31 em Faro e 22 no Porto, 19 em Ponta Delgada e 22 no Funchal.
*Lusa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: