O ator português Rui Oliveira venceu o prémio de Melhor Ator da Competição Internacional do 5º Darghanda International Film Festival, da Índia, pelo seu trabalho no filme “Uma Vida Sublime”.
Embora o festival tenha tido lugar em Abril, apenas agora foram comunicados os prémios da Competição Internacional em que competiam 11 longas-metragens.
Rui Oliveira é ator profissional desde 1986, tendo colaborado com várias companhias do Porto como a Seiva Trupe, com o Teatro Nacional de S. João, Palmilha Dentada e mesmo com o Teatro de Marionetas do Porto, uma vez que também é marionetista.
Em televisão, participou em “Os Andrades”, “Clube Paraíso” ou “Os Nossos Dias” e faz regularmente dobragens em televisão e cinema, destacando-se o seu trabalho nos filmes da série Madagáscar.
No cinema tem uma breve aparição em “Vale Abraão”, de Manoel de Oliveira, e fez várias curtas-metragens, podendo apreciar-se o seu talento na curta-metragem “Noite Gélida em Castelo Branco”, disponível no youtube.
Em 2001 foi fundador da Acaro – companhia de teatro, tendo encenado vários espetáculos da companhia no mítico espaço Contagiarte.
O filme “Uma Vida Sublime” vê assim os seus dois atores principais premiados, já que o ator Eric da Silva venceu o prémio de Melhor Ator da secção Semana dos Realizadores do Fantasporto 2018.
A estes prémios junta-se o prémio de Melhor Longa-Metragem Mundial no recente Indy Film Fest (USA) e Melhor Guarda-Roupa no Voce Spettacolo Film Festival, de Itália.
*Foto: Susana Neves