13.2 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 20, 2021
No menu items!
InícioRegionalProença-a-Nova acolhe V Gala dos Bombeiros do Distrito de Castelo Branco

Proença-a-Nova acolhe V Gala dos Bombeiros do Distrito de Castelo Branco

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (AHBV) de Proença-a-Nova organizou, a 29 de abril, a V Gala dos Bombeiros do Distrito de Castelo Branco que decorreu nos Paços do Concelho.
O evento contou com a presença dos mais altos responsáveis distritais pela Proteção Civil e Bombeiros, entre outras instituições e individualidades que se quiseram juntar à homenagem aos bombeiros.
José Araújo Marques, presidente da AHBV, agradeceu a presença e destacou a disponibilidade daqueles que “no verão são privados de ir para a praia e são privados das suas famílias, são aqueles que andam a arriscar a sua vida”.
E justificou a distinção entregue pela corporação proencense ao Agrupamento de Escuteiros 157 de Proença-a-Nova “pela coragem fantástica” que demonstraram durante o incêndio que assolou o concelho em julho de 2017.
“Para que não faltasse nada aos nossos bombeiros foram extraordinários”, referiu.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, destacou o papel fundamental da formação, não só dos bombeiros no sentido da sua profissionalização, mas também dos cidadãos.
“Não temos sido capazes de ministrar educação de base, desde o primeiro ciclo, relativamente àquilo que é a nossa atitude enquanto cidadãos para com fenómenos como os incêndios florestais de grandes proporções. Como é que devemos reagir? Os cidadãos, de uma forma transversal, têm que eles próprios ser agentes de proteção civil”, salientou.
O Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova, nas Moitas, acolhe a Força Especial de Bombeiros e a Unidade Local de Formação de Bombeiros que tem parceria com o Centro Ciência Viva da Floresta, factos destacados pelo autarca.
“A Unidade Local de Formação é uma mais-valia no concelho sendo que parte do corpo ativo dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova dá formação nesta unidade, usufruindo também das instalações e módulos do CCV da Floresta dedicados a esta temática”, referiu.
Durante a Gala dos Bombeiros, realizada a 29 de abril, foram distinguidas outras instituições e individualidades pelo seu contributo à prevenção e combate aos incêndios florestais.
Para além do desfile de fanfarras, as corporações de bombeiros do distrito apresentaram-se à população em desfile apeado e motorizado, no Parque Urbano Comendador João Martins, evidenciando as valências que as corporações materializam para a segurança e socorro de pessoas e bens.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: