23.8 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 13, 2021
No menu items!
InícioInternacionalPortugal assina memorando com região espanhola da Extremadura para consolidar ensino da...

Portugal assina memorando com região espanhola da Extremadura para consolidar ensino da língua

Portugal e o Governo da comunidade espanhola da Estremadura assinam na terça-feira em Mérida um memorando de entendimento para consolidar o ensino do português como segunda língua estrangeira no sistema educativo não universitário daquela região.

Segundo a Embaixada de Portugal em Madrid, o memorando irá permitir o desenvolvimento de “iniciativas transfronteiriças em matéria de formação, ensino, aprendizagem e promoção das línguas e das culturas portuguesa e espanhola no âmbito não universitário nesta Comunidade Autónoma”.

O português como língua estrangeira é atualmente ensinado na Extremadura em 96 centros educativos a cerca de 15.000 alunos do Ensino Básico e Secundário e a 1.674 das nove Escolas Oficiais de Idiomas existentes na Comunidade Autónoma, segundo dados do ministério regional para a Educação e Emprego da Junta (Governo regional).

“Com este novo passo reforçamos a presença do ensino do português como língua estrangeira na Comunidade Autónoma da Extremadura, definindo a sua aprendizagem como elemento central do currículo escolar estremenho”, de acordo com a nota informativa divulgada pela Embaixada portuguesa.

O memorando visa “contribuir para a crescente aproximação” entre Portugal e a Comunidade da Extremadura, mediante a promoção de intercâmbios educativos e culturais no âmbito de programas europeus ou iniciativas transfronteiriças.

O acordo também irá incentivar a realização de ações formativas que promovam a qualidade do ensino ministrado e a troca e difusão de boas práticas e experiências na área do ensino não universitário.

Por outro lado, é reconhecida “a importância crescente da língua portuguesa como língua oficial e de trabalho nas organizações internacionais, bem como o seu valor”.

O memorando de entendimento será assinado pelo embaixador de Portugal em Madrid, Francisco Ribeiro de Menezes, em representação do Presidente do Instituto Camões, e pela conselheira (ministra regional) da Educação e do Emprego, María Esther Gutiérrez Morán, numa cerimónia que contará com a presença do Presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Fernández Vara.

Este compromisso substitui um outro assinado em 2009 e completa uma série de acordos semelhantes que Portugal já tem com as regiões espanholas da Galiza e da Andaluzia, estando prevista a assinatura de um memorando idêntico com Castela-e-Leão, com o objetivo de completar o arco das comunidades autónomas que fazem fronteira com Portugal.

*Lusa / Foto: JOÃO RELVAS

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: