5.4 C
Castelo Branco
Domingo, Dezembro 5, 2021
No menu items!
InícioNacionalMinistro do Ambiente em Penamacor com projetos para a Malcata

Ministro do Ambiente em Penamacor com projetos para a Malcata

O Ministro do Ambiente apresentou, em Penamacor, dois projetos que estão em curso para a Serra da Malcata. O primeiro visa a proteção e restauro de espécies e habitats na Reserva Natural da Serra da Malcata e o segundo pretende criar condições para a reintrodução do Lince Ibérico naquele território

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, apresentou, no dia 11 de maio, em Penamacor, um investimento de cerca de um milhão de euros para a Serra da Malcata.
Para isso, está em curso um projeto que visa a proteção e restauro de espécies e habitats na Reserva Natural.
O projeto, que envolve as Câmaras Municipais de Penamacor e do Sabugal e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), inclui medidas para a proteção de habitats e espécies, nomeadamente através de ações de restauro e conservação, de prevenção e vigilância contra incêndios.
Para o sucesso das ações previstas no projeto é fundamental a concretização de outro projeto complementar que visa a modernização e otimização dos Viveiros Florestais da Malcata para produção de espécies autóctones que serão replantadas nas diversas áreas protegidas de Portugal. Foi, ainda, apresentada a nova equipa do Corpo Nacional de Agentes Florestais (CNAF), constituída por cinco elementos.
Além da apresentação deste projeto de Proteção e Restauro na Reserva Natural da Serra da Malcata, foram assinados os Termos de Aceitação da decisão de financiamento pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e do protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental.
Em execução está também o projeto Linx 2020, que prevê a reintrodução do lince ibérico naquela serra e que envolve as Câmaras Municipais de Penamacor e do Sabugal.
O Ministro do Ambiente disse que prevê que o lince ibérico seja reintroduzido na Reserva Natural da Serra da Malcata dentro de quatro anos, estando a ser criadas as condições para que esta reintrodução tenha sucesso.
A apresentação pública destes projetos decorreu em Penamacor e contou com a presença de João Matos Fernandes e da secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.
O programa terminou com uma visita ao Viveiro Florestal da Malcata, situado no Centro de Educação Ambiental da Sra. da Graça, no concelho do Sabugal.

Visita ao Viveiro Florestal da Malcata, situado no Centro de Educação Ambiental da Sra. da Graça, no concelho do Sabugal

O presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites, destacou a importância da reintrodução do lince no seu habitat natural de origem, lembrando que este território tem o selo europeu Terras do Lince, reconhecido pela Carta Europeia de Turismo Sustentável, através de uma parceria com os concelhos de Sabugal e Almeida.
António Luís Beites defendeu, também, que este é um “território riquíssimo”, adiantando que têm sido celebradas parcerias para que seja uma mais valia em termos turísticos para estes concelhos e para as populações.
O presidente da Câmara Municipal de Penamacor elogiou, ainda, a nova equipa de agentes florestais, considerando que esta é de extrema importância para a prevenção e preservação das áreas protegidas.
No âmbito da prevenção dos fogos florestais para o ano de 2018, a Câmara Municipal de Penamacor esteve também representada, no sábado, dia 12, em Montalegre, na assinatura dos termos de aceitação do apoio à abertura de Faixas de Interrupção de Combustíveis (FIC), do Fundo Florestal Permanente, que contou com a presença do Primeiro-Ministro António Costa.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: