11 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 20, 2021
No menu items!
InícioCulturaAugusto de Matos com duas exposições em simultâneo no concelho de Oleiros

Augusto de Matos com duas exposições em simultâneo no concelho de Oleiros

Na sequência da “Rota do Linho”, iniciativa ocorrida no passado dia 12 de maio, no Orvalho e no Estreito, a exposição “A Balada do Linho”, da autoria de Augusto de Matos, está patente na sede da Junta de Freguesia de Orvalho.
Em exibição estão 19 aguarelas que foram reproduzidas em painéis que vão ficar expostos permanentemente no edifício da antiga APROLISE, também no Orvalho.
A coleção ilustra o itinerário da produção artesanal do linho, desde a sementeira à elaboração das tão afamadas peças tecidas nos teares do concelho.
Recorde-se que este autor Oleirense tem ainda a decorrer até ao final do mês, na sede da Junta de Freguesia de Oleiros-Amieira, a exposição “Oleiros, a metáfora do tempo ou um percurso de sensações”.
Nascido em Oleiros, a 3 de dezembro de 1931, Augusto de Matos possui o Curso Técnico da Escola Industrial Marquês de Pombal, em Lisboa, tendo a disciplina de Desenho sido uma das dominantes.
Passou pelas Finanças e integrou, em 1960, o Quadro de Desenhadores da Direção Geral dos Serviços Hidráulicos, em Lisboa, onde adquiriu vasta experiência no ramo do Desenho Técnico e Arquitetónico.
Em 1962 ingressa nos CTT como Desenhador no Quadro e é colocado em Castelo Branco, onde organiza o então criado Gabinete de Desenho, tendo desenvolvido uma vasta atividade durante 30 anos.
Colaborou com vários engenheiros e arquitetos, desenvolvendo um trabalho de projeto na área da Construção Civil.
Com a criação da Portugal Telecom, chefia o Gabinete de Desenho, cargo que ocupa vários anos até à data da sua aposentação, em 1992.
Desde então, passa a ter todo o tempo disponível para se dedicar ao Desenho e à Pintura, suas paixões, realizando vários trabalhos individuais e coleções temáticas.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: