14.9 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 20, 2021
No menu items!
InícioNacionalLiberdade de Escolha e Humanização no Serviço Nacional de Saúde hoje em...

Liberdade de Escolha e Humanização no Serviço Nacional de Saúde hoje em Coimbra

“Saúde e Liberdade – Liberdade de Escolha e Humanização no Serviço Nacional de Saúde” é o tema da palestra que vai decorrer hoje quinta-feira, 24 de maio, pelas 17 horas, na subunidade 1 da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), no Polo III, integrada no ciclo de conferências “Afetos e Saúde”.
A iniciativa é promovida em conjunto pela FMUC e pela Fundação Portuguesa “Comunidade Contra SIDA” (FPCCSIDA).
A liberdade de escolha em saúde “é um tema recorrentemente discutido pela classe política e pelos governantes, mas que interessa a todos os cidadãos, já que pode ser uma componente do bem-estar do doente e de promoção de eficiência e qualidade dos serviços prestados. O Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, fará a primeira intervenção com o tema “Liberdade de Escolha no Serviço Nacional de Saúde”, onde estas e outras questões relacionadas serão apresentadas”, afirmam as organizadoras do ciclo, Marília Dourado (FMUC) e Paula Costa (FPCCSIDA).
Para haver liberdade de escolha espera-se que tenha sido prestada informação e todos os esclarecimentos ao doente que, tendo capacidade intelectual e cultural, os entende e decide em consciência, mas poderá um adulto incapaz pronunciar-se?
Para abordar esta questão, Paula Távora Vítor, do Centro de Direito Biomédico da FDUC, apresentará na palestra “Consentimento Médico – O Caso dos Adultos com Capacidade Diminuída” algumas das questões que se levantam nesta área do direito médico.
Já a conferência “Medicina Narrativa: Uma Ponte Entre duas Culturas”, proferida por Maria de Jesus Cabral, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, abordará, numa perspetiva atual, a mudança de atitudes e práticas que permitem melhorar a comunicação e contribuir para dar resposta ao atual desafio dos cuidados centrados na pessoa.
O debate será moderado por José Manuel Nascimento Costa, catedrático da FMUC.
A inscrição é gratuita através do endereço eletrónico: afetosesaude@gmail.com.
`Foto: Paulo Amaral
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: