18.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Agosto 17, 2022
No menu items!
InícioRegionalPenamacor recebeu Jornadas Pedagógicas

Penamacor recebeu Jornadas Pedagógicas

Cerca de 60 pessoas, na sua maioria professores, assistiram às Jornadas Pedagógicas “Ambientes educativos inovadores: o poder da desordem”, que decorreram na sede do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches. O objetivo da iniciativa foi o de dotar os profissionais de educação de ferramentas no combate ao insucesso escolar

O Auditório da Escola Básica e Secundária do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, em Penamacor, recebeu, no dia 23 de maio, as Jornadas Pedagógicas “Ambientes educativos inovadores: o poder da desordem”, ação que contou com uma plateia de cerca de 60 pessoas, na sua maioria professores oriundos de Penamacor, Fundão, Covilhã, Idanha-a-Nova e Castelo Branco.
Esta ação de formação, que resultou de uma organização conjunta do Município de Penamacor e do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS), foi destinada a profissionais de educação e pretendeu proporcionar uma reflexão sobre os novos desafios nesta área, permitindo aos formandos considerarem novas estratégias e metodologias, para que os processos de ensino e aprendizagem continuem a evoluir ativamente em prol do sucesso escolar.
Durante a sessão, foram debatidos os atuais desafios que se colocam aos professores, a crise de autoridade dos mesmos na sala de aula, as novas metodologias e ambientes inovadores no ensino, a necessidade do investimento na formação e o papel da comunidade no combate ao insucesso escolar, entre outros temas atuais.
Este envolvimento do Município de Penamacor, através do Gabinete de Ação Social e Educação, na organização desta ação de formação, integrado no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), persegue o objetivo de dotar os docentes de novas ferramentas para a melhoria do ensino e da vida na escola.

Aspeto da assistência

Para Ilídia Cruchinho, chefe de Gabinete da Câmara Municipal de Penamacor, a “educação está em constante mudança, com novos desafios e vale a pena refletir com quem melhor sabe deste assunto”.
“O município tem feito este esforço e está a trabalhar em conjunto com o AERS para que se registem melhores resultados escolares, complementando o PIICIE com o Plano de Ação Estratégico do Agrupamento para que se atinja esse objetivo”, disse.
As Jornadas Pedagógicas “Ambientes educativos inovadores: o poder da desordem” contaram como oradores com o docente universitário João Ruivo, o Técnico Superior da Direção Geral de Educação Fernando Franco, o Membro da Equipa de Missão do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar José Alberto Fateixa e a professora e coordenadora do Plano de Ação Estratégico do AERS Maria Helena Pinto.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: