18.8 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 13, 2021
No menu items!
InícioRegionalPenamacor recebeu Jornadas Pedagógicas

Penamacor recebeu Jornadas Pedagógicas

Cerca de 60 pessoas, na sua maioria professores, assistiram às Jornadas Pedagógicas “Ambientes educativos inovadores: o poder da desordem”, que decorreram na sede do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches. O objetivo da iniciativa foi o de dotar os profissionais de educação de ferramentas no combate ao insucesso escolar

O Auditório da Escola Básica e Secundária do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, em Penamacor, recebeu, no dia 23 de maio, as Jornadas Pedagógicas “Ambientes educativos inovadores: o poder da desordem”, ação que contou com uma plateia de cerca de 60 pessoas, na sua maioria professores oriundos de Penamacor, Fundão, Covilhã, Idanha-a-Nova e Castelo Branco.
Esta ação de formação, que resultou de uma organização conjunta do Município de Penamacor e do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS), foi destinada a profissionais de educação e pretendeu proporcionar uma reflexão sobre os novos desafios nesta área, permitindo aos formandos considerarem novas estratégias e metodologias, para que os processos de ensino e aprendizagem continuem a evoluir ativamente em prol do sucesso escolar.
Durante a sessão, foram debatidos os atuais desafios que se colocam aos professores, a crise de autoridade dos mesmos na sala de aula, as novas metodologias e ambientes inovadores no ensino, a necessidade do investimento na formação e o papel da comunidade no combate ao insucesso escolar, entre outros temas atuais.
Este envolvimento do Município de Penamacor, através do Gabinete de Ação Social e Educação, na organização desta ação de formação, integrado no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), persegue o objetivo de dotar os docentes de novas ferramentas para a melhoria do ensino e da vida na escola.

Aspeto da assistência

Para Ilídia Cruchinho, chefe de Gabinete da Câmara Municipal de Penamacor, a “educação está em constante mudança, com novos desafios e vale a pena refletir com quem melhor sabe deste assunto”.
“O município tem feito este esforço e está a trabalhar em conjunto com o AERS para que se registem melhores resultados escolares, complementando o PIICIE com o Plano de Ação Estratégico do Agrupamento para que se atinja esse objetivo”, disse.
As Jornadas Pedagógicas “Ambientes educativos inovadores: o poder da desordem” contaram como oradores com o docente universitário João Ruivo, o Técnico Superior da Direção Geral de Educação Fernando Franco, o Membro da Equipa de Missão do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar José Alberto Fateixa e a professora e coordenadora do Plano de Ação Estratégico do AERS Maria Helena Pinto.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: