21.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 25, 2024
No menu items!
InícioCultura“Cafés com Ciência-Sertã” tem como tema a 29 de maio ‘Plantas e...

“Cafés com Ciência-Sertã” tem como tema a 29 de maio ‘Plantas e poesia em análise’

“As Plantas na obra poética de Camões” é o tema da próxima sessão de “Cafés com Ciência-Sertã”, que se realiza no dia 29 de maio, às 18 horas, no SerQ – Centro de Inovação e Competências da Sertã.
Será dinamizada por Jorge Paiva, reconhecido biólogo e especialista em Botânica e investigador do Centre for Functional Ecology, Universidade de Coimbra.
Na época camoniana, as plantas mais conhecidas e citadas na literatura, não eram tanto as plantas comestíveis ou ornamentais, mas mais as plantas medicinais.
Como os Lusíadas foram escritos quase na totalidade no Oriente e centrados nos Descobrimentos, tem como base as plantas asiáticas, particularmente especiarias e medicinais.
A Lírica, tendo sido escrita maioritariamente em Portugal e centrada no amor e paixão, as plantas referidas são europeias, particularmente as flores destas.
Ambas as obras abordam na totalidade cerca de oito dezenas e meia de plantas.
Nesta sessão serão abordadas espécies asiáticas e aromáticas e plantas europeias e campestres ornamentais.
Os “Cafés com Ciência-Sertã” são conversas informais sobre ciência, abertas a todas as idades, promovidas pelo SerQ em parceria com Município da Sertã e o Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra.
Com participação gratuita, os “Cafés com Ciência-Sertã” decorrem na última terça-feira de cada mês, das 18 às 19 horas, nas instalações do SerQ, na Zona Industrial da Sertã.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading